Futebol paraibano encerra 2020 com algumas revelações indo para grandes clubes Brasil afora

Jogadores moldados nas categorias de base de times da Paraíba foram negociados e seguiram seus rumos no futebol brasileiro e até internacional

Já que a bola não rolou para as categorias de base na Paraíba em 2020, alguns clubes investiram em competições fora do estado para manter suas equipes na ativa. Alguns deles também utilizaram suas crias no Campeonato Paraibano profissional. Foi nessas vitrines que algumas revelações do futebol paraibano chamaram a atenção de empresários e olheiros de grandes clubes Brasil afora. Com a pandemia do novo coronavírus, as competições das categorias sub-15, sub-17 e sub-19 ficaram inviáveis para que acontecessem. Mas o mercado do futebol não parou. Muitos atletas foram atraídos para realização de testes em clubes pelo Brasil, assinaram contratos e seguiram seus rumos.

Zagueiro Darlan, ex-CSP, atuando pelo Boavista, de Portugal — Foto: Arquivo Pessoal

O CSP e a Perilima foram equipes que utilizaram bastantes jogadores formados internamente no curso do Campeonato Paraibano profissional. E foram muitos atletas notados para tentarem a sorte em grandes clubes brasileiros e do mundo.

O Tigre, por exemplo, foi vice-campeão da Copa Carpina Sub-17, perdendo o título para o Náutico. Sempre ativo no mercado, o clube pessoense havia negociado a transferência de quatro atletas para o Timbu: o zagueiro Dênis, o volante Gustavo e os atacantes Di e Bahia agora pertencem à equipe pernambucana e que foram campeões do Nordeste na categoria sub-20 há duas semanas.
Dias depois desse acerto, o CSP confirmou a saída de dois jogadores, que são suas maiores revelações nos últimos anos: o volante Luís Mandaca foi emprestado ao sub-20 do Corinthians, enquanto o zagueiro Darlan foi jogar no futebol português, onde defende o Boavista. Por lá, o defensor tem atuado na equipe sub-23 e nutrido experiência no futebol internacional com apenas 19 anos.

Luís Mandaca, no canto direito da foto, comemora gol marcado pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians

Na Perilima, o meia Carlos Maia acertou a sua ida, também por empréstimo, ao Grêmio. O contrato prevê que o jogador de 19 anos fique no Tricolor por pelo menos um ano. Com experiência de ter atuado em algumas partidas do Campeonato Paraibano profissional deste ano, o atleta acumula também participações na Copa São Paulo de Futebol Júnior e na Copa do Brasil Sub-20, torneios disputados ao longo deste ano.

arlos Maia, revelação da Perilima, agora defende o Grêmio — Foto: Divulgação / Grêmio

Por redação do ge

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *