O conselho de ética do partido Cidadania no Estado de São Paulo recomendou que a legenda expulse o deputado deputado estadual Fernando Cury (SP), que ‘apalpou’ a colega Isa Penna (PSOL) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo e é alvo de um procedimento disciplinar interno. As imagens do assédio foram divulgadas nas redes sociais e causaram revolta.
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o relatório da comissão, finalizado neste domingo (10), será submetido ao diretório nacional da sigla, que pode acatar ou rejeitar a medida. O partido já havia afastado o filiado das funções partidárias.
A reportagem ainda informa que, segundo comunicado do partido, “a importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o código de ética do Cidadania”. A sigla citou como justificativa artigos que obrigam os filiados a respeitarem condições como gênero, cor/raça e orientação sexual.
A a relatora do caso no conselho, Mariete de Paiva Souza, ressaltou: “O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido”.
Em artigo publicado neste domingo, Isa diz que um “caso televisionado e explícito como o que sofri faz parte da cultura machista e de violação dos direitos das mulheres no país todo”.
Confira o vídeo:
Brasil 247