Campinense e Treze se enfrentarão só uma vez na 1ª fase do estadual deste ano e, se o torcedor puder comparecer à arquibancada, o valor arrecadado será dividido igualmente entre os clubes
De acordo com o novo formato do Campeonato Paraibano – definido em Conselho Técnico na última sexta-feira -, o Clássico dos Maiorais vai acontecer apenas uma vez ao longo de toda a primeira fase do estadual, com mando de campo do Campinense. Mas, já prevendo essa possibilidade, dirigentes da Raposa e do Treze anteciparam um acordo para que a renda da partida – se houver público – seja dividida igualmente entre os dois clubes.
Assim, Campinense e Treze, que protagonizam a principal rivalidade do futebol paraibano, no Clássico dos Maiorais, vão se enfrentar apenas uma vez na primeira fase. O mando de campo foi definido através de sorteio e ficou com a Raposa. Só que, antes mesmo de o sorteio acontecer, e já prevendo a possibilidade de o jogo ser realizado apenas uma vez, os presidentes dos dois clubes fecharam o acordo: se houver torcida nas arquibancadas, a renda vai ser dividida igualmente para os dois lados.
– Antes de acontecer o sorteio, nós propomos que houvesse essa divisão (de renda) com o Treze, para que nem o Campinense nem o Treze fossem prejudicados. Foi aceito pela diretoria do Treze. O mando de jogo é nosso, mas vamos continuar mantendo o que foi acordado na reunião – comentou Phelipe Cordeiro, presidente do Campinense.
– Seria o mais justo, porque só tem um jogo neste ano. Era a única forma que tinha para acontecer, e acho que vai dar certo – completou Walter Cavalcanti Júnior, presidente do Treze.
Mas, com a iminente chegada da vacina ao Brasil, há a expectativa que haja um maior controle da doença e, por consequência, uma maior flexibilização nas medidas de isolamento e distanciamento social. Se isso acontecer a tempo de uma eventual liberação de público nas partidas de futebol na Paraíba, e o Clássico dos Maiorais puder receber o torcedor, então Campinense e Treze dividirão meio a meio a renda.
O Clássico dos Maiorais ficou marcado para a última rodada da primeira fase, que será realizada em 12 ou 13 de maio. O Campeonato Paraibano começará no dia 17 de março e tem final previsto para 26 de maio.