Acesso à modalidade faz parte de um projeto da Secretaria de Esportes da capital paraibana. Quem ministra as aulas é Rômulo Martins, bicampeão brasileiro e bicampeão mundial
A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) de João Pessoa está oferecendo aulas gratuitas de jiu-jitsu para pessoas com deficiência. É um projeto que visa a inclusão e que certamente vai dar novo vigor à vida de todos os envolvidos. Os encontros acontecem no Centro de Treinamento Ivan Tomaz, no bairro do Valentina Figueiredo, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15 às 17h.
A proposta do projeto visa que a prática alcance praças e ginásios de mais bairros da capital paraibana, fazendo com que o esporte seja instrumento social ativo na realidade de todas as pessoas. Feliz com o andamento da ideia, Kaio Márcio, secretário da Sejer, tem demonstrado empolgação com a aplicação da modalidade na realidade das pessoas alcançadas pela modalidade. Ele, inclusive, adiantou que já pensa em expandir para que todas as pessoas interessadas possam ter acesso.
– Me sinto muito honrado por desenvolver um trabalho desse porte. Decidimos fazer nesse momento para pessoas com deficiência, mas vamos buscar expandir para o convencional também. O jiu-jitsu é um esporte que deve se tornar olímpico e paralímpico nos Jogos de 2024, em Paris, e temos perspectivas de formar grandes campeões. Temos grandes atletas e queremos ter mais pessoas praticando, com a chance de surgirem novos talentos para desenvolver a modalidade – comentou Kaio.
O responsável por ministrar as aulas é o paratleta Rômulo Martins, bicampeão brasileiro e mundial de jiu-jitsu, que nasceu com paralisia cerebral e teve movimentos dos membros superiores, inferiores e de fala comprometidos. Ou seja, além de terem como professor um grande nome da modalidade, os alunos vão poder desfrutar também de alguém que precisou superar muitas dificuldades para se tornar referência lutando nos tatames.
As inscrições para os interessados nas aulas de jiu-jitsu para pessoas com deficiência são gratuitas e estão acontecem no Centro de Treinamento Ivan Tomaz, das 8h às 17h. No entanto, por conta do novo decreto do Governo da Paraíba, que visa fortalecer o combate ao novo coronavírus nas cidades que, na avaliação epidemiológica, estão nas bandeiras vermelha e laranja, as aulas estão suspensas pelos próximos 15 dias.
Por redação do ge