A Prefeitura de Catolé do Rocha participou na tarde desta segunda, dia 1º de março, de uma reunião online com a Frente Nacional de Prefeitos, FNP, sobre a adesão ao Consórcio para a compra de vacinas contra a COVID-19. As secretárias Paulina Maia (saúde) e Francinete Vieira (finanças) participaram da reunião representando o município.
A decisão desse consórcio surgiu após o STF autorizar que “estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante”.
“A iniciativa não tem o propósito de se sobrepor às negociações em vigor com governo federal. Serão exclusivamente para a aquisição de imunizantes que não estejam no escopo do ministério da Saúde”, destaca a FNP. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas sejam insuficientes.
As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a de Oxford e a CoronaVac, mas ambas têm autorização de uso emergencial, e não o registro definitivo. Com isso, elas só podem ser aplicadas em grupos prioritários.
A Anvisa concedeu, na última terça, dia 23/2, o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A vacina é a primeira a obter o registro sanitário definitivo no país, mas ela ainda não está disponível em solo brasileiro.
De início, o consórcio reunirá medicamentos, insumos e equipamentos para a saúde. A reunião foi o primeiro encontro para explanação de como será o processo de adesão dos municípios ao consórcio.
Por: ASCOM PMCR/ Larissa Lima #ascom #consorcio #fnp #saude