Pelo menos 22 prefeitos já deixaram o PSB e devem seguir Azevêdo no novo partido
O Cidadania está preparando uma grande festa para receber a filiação de prefeitos e vereadores que vão disputar a reeleição neste ano. Pelo menos 22 gestores abandonaram na semana passada o PSB do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). Eles devem seguir o governador João Azevêdo, que formalizou recentemente a filiação dele ao Cidadania. A sigla é presidida, no Estado, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Ronaldo Guerra.
O governador deixou o PSB alegando desconforto gerado após desentendimentos com o agora ex-padrinho político, Ricardo Coutinho. O socialista fez um movimento brusco, no ano passado, que garantiu a ele a posse na sigla. Nas contas de dirigentes do Cidadania, outros filiados ao PSB poderão deixar a sigla até o mês de abril, para acompanhar o governador.
Uma outra estratégia utilizada por lideranças do que permanecem PSB tem sido filiar seus candidatos às prefeituras em outros partidos. É o caso de deputados que correm risco de perder o mandato, caso deixem a sigla. A estratégia, em relação aos aliados deles, é não correr o risco de ser impedido de disputar as eleições, caso a sigla negue a legenda.
Blog do Suetoni Souto Maior do Jornal da Paraíba