Nesta quinta, 24, representantes das equipes da Atenção Básica, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica participaram de uma entrevista no programa de rádio Cidade em Debate transmitido pela Cidade FM 104,9, apresentado por Clodoaldo Medeiros e Bruno Henrique. A secretária de saúde, Paulina Maia, abriu os esclarecimentos fazendo um breve balanço no que diz respeito às ações da secretaria no tocante às medidas de prevenção e atendimento COVID-19.
A vigilância sanitária representada pelo coordenador Paulo Júnior, descreveu como está sendo o trabalho do recebimento das denúncias e destacou a importância da população neste momento. “O papel do cidadão neste momento nos ajuda bastante. Além do serviço prestado através do 190, temos o 83 99921-9554 que funciona também como whatsapp”, disse.
Já a coordenadora da atenção básica, Nice Adriana, falou um pouco sobre as reações provocadas pelas vacinas, da vacinação contra gripe e da chegada das vacinas para ampliação do calendário. “Assim como todo organismo reage de forma diferenciada ao vírus, as pessoas podem ter reações diferentes quando recebem a vacina. Mas, mesmo vacinados, isso não garante 100% de segurança para não ser contaminado. As medidas de higiene devem continuar”, alertou. Nice ainda disse que o município de Catolé está aguardando a chegada de mais doses dos imunizantes inclusive as do laboratório da Janssen, que é aplicado em apenas uma única dose. Atualmente, a cidade já disponibilizou doses da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.
A vigilância epidemiológica esteve representada pela coordenadora, Cleanda, que alertou sobre os novos sintomas causados pela nova variante. “A garganta arranhando, coriza e dor de cabeça são hoje os sintomas mais presentes e podem ser confundidos com uma gripe ou crise alérgica. Orientamos não esperar tanto e procurar imediatamente o Centro de Atendimento em Covid aqui na cidade”, explicou.
O prefeito Laurinho Maia participou também do programa através do telefone e pediu a compreensão de todos neste momento, “evitem aglomerações, usem máscaras e higienizem as mãos constantemente”.
Por: ASCOM/Larissa Lima #pmcr #saude / Foto Bruno Henrique
Ouça a Rádio Clube Esportes acesse o link: http://radioclubeesportes.com
Ouça a Rádio Clube Esportes: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube-esportes/82395