Trezeanos conquistaram apenas 4 triunfos em 2021, todos ainda sob o comando do ex-técnico Marcelinho Paraíba; Tuca Guimarães ainda busca primeira vitória no comando do Alvinegro
O Treze entrou em campo na tarde desse domingo, no Estádio Amigão, em Campina Grande, para medir forças com o Sousa, em partida válida pela rodada #4 da Série D do Campeonato Brasileiro. Ao fim dos 90 minutos, o empate pelo placar de 1 a 1 não bastou para recolocar o Galo da Borborema novamente no rumo das vitórias e acabou por aumentar ainda mais o jejum do time, que agora chega a 53 dias sem vencer. O último triunfo galista aconteceu no dia 6 de maio, quando a equipe venceu o Nacional de Patos por 2 a 1, em jogo válido pela rodada #4 do Campeonato Paraibano. No quinto mês de temporada, o Alvinegro comemorou apenas quatro vitórias até o momento.
Atualmente comandado pelo técnico Tuca Guimarães, o Treze entrou em um momento crucial da temporada. Após uma melancólica eliminação no estadual, ainda nas repescagens, o Alvinegro vê na Série D o último cartucho para salvar, com uma só cajadada, a atual e a próxima temporada, já que em caso de mais um insucesso, dessa vez pela quarta divisão, o time de Campina Grande voltará a ficar sem calendário para o segundo semestre após 5 temporadas — a última vez que essa situação aconteceu foi em 2017, quando o time foi vice-campeão estadual e conquistou a vaga na Série D de 2018, em que subiu à Série C —.
21 jogos
4 vitórias
9 empates
8 derrotas
19 gols feitos
22 gols sofridos
Integrante do Grupo 3 da Série D do Brasileirão, o Treze é atualmente o vice-lanterna, com 3 pontos conquistados em 9 disputados. Quatro pontos atrás do Sousa, atual quarto colocado, os comandados de Tuca Guimarães precisam aproveitar os próximos dois jogos, os últimos da sequência de quatro compromissos consecutivos jogando em Campina Grande, para voltar a vencer e com isso voltar à briga por uma vaga no mata-mata da quarta divisão.
A próxima partida do Galo na competição nacional será no próximo sábado, quando às 15h enfrenta o Campinense, seu maior rival, no segundo encontro entre as equipes em 2021. Na última vez em que estiveram frente a frente, melhor para a Raposa, que venceu por 1 a 0 em partida válida pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Paraibano de 2021.