A Bahia está com 25 cidades em situação de emergência por causa de fortes chuvas que caem nos últimos dias, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). O estado possui ao menos 250 família desabrigadas, também há desaparecidos.
A situação comoveu artistas, que se reuniram e anunciaram ajuda aos baianos. O humorista Carlinhos Maia anunciou, na tarde deste sábado (11), uma doação de 30 toneladas de alimentos para ajudar as cidades baianas atingidas pela chuva. “Todas 30 toneladas de alimentos que íamos entregar agora próximo ao natal em Maceió, será doada para o sul da Bahia. Como já estamos com todos os alimentos, estocados, já em mãos por causa do jogo da alegria, fica mais fácil enviar para lá”, disse o humorista. “E comprarei outras toneladas para Maceió”, concluiu.
Quem também comentou sobre o assunto nas redes sociais foi o humorista piauiense Whindersson Nunes. Em uma publicação feita no Twitter, ele contou que a cantora Anitta ajudou às vítimas da enchente no sul da Bahia, com doações, neste sábado (11). “Anitta com duas ligação ajudou mais do que um bando de rico nojento que me oferece jato pra me buscar pra festinha e na hora de pedir a merda de um helicóptero fazem de conta q não entendem a gravidade do que a gente fala. Enfim, obrigado @Anitta de coração”, disse o piauiense.
O temporal que atinge cidades baianas, principalmente nas regiões sul e extremo sul, causa alagamentos e prejuízos para os moradores, pelo quarto dia seguido, neste sábado (11).
O youtuber Felipe Neto também fez doação de R$ 100 mil para cidades baianas atingidas pela chuva.
Cerca de 80 militares do Corpo de Bombeiros, além de 37 alunos e instrutores de cursos de salvamento, atuam no resgates de vítimas e no apoio às comunidades. De acordo com o governo, comida, água, medicamentos e outros itens são levados de forma prioritária para os moradores de 13 cidades.
De acordo com a Coelba, em Jucuruçu, no sul da Bahia, há alguns pontos isolados sem fornecimento de energia elétrica por causa de comunidades que permanecem ilhadas. Neste sábado, foi necessário o resgate, por helicóptero, de duas equipes do órgão que trabalham para o restabelecimento do serviço.
Na madrugada deste sábado (11), uma casa foi soterrada após deslizamento de terra causado pelo acúmulo de água na zona rural de Amargosa, no recôncavo baiano. Os corpos da família que estava no imóvel estão desaparecidos.
Também após as fortes chuvas que atingem a Bahia, duas barragens romperam e derrubaram casas na tarde de sexta-feira, no município de Apuarema, a cerca de 344 Km de Salvador. Segundo o prefeito Rogério Costa (PP), 242 pessoas estão desabrigadas na cidade.
MaisPB com G1