A Prefeitura de Catolé do Rocha – através da Secretaria de Cultura e Turismo – promoveu, na tarde de sábado (05/03), a Feira de Artesanato que contou com as presenças do prefeito Laurinho Maia, secretários municipais, vereadores e população catoleense.
O evento aconteceu na Praça Prefeito José Sérgio Maia e serviu para fomentar, divulgar e comercializar a produção local de artesãos, quilombolas, cooperativas e associações. A secretaria de Assistência Social foi uma grande parceira nesta ação.
De acordo com o prefeito Laurinho Maia, “Estou entusiasmado com as ações da cultura e do turismo. Hoje estamos prestigiando os artesãos de nosso município. Catolé do Rocha é terra de grandes artistas, em todos os segmentos, inclusive no artesanato. Abraçamos e apoiamos essa iniciativa”, garantiu.
Segundo o secretário Júnior Guimarães, “Hoje, estamos colocando em prática o que planejamos para o setor. O Centro Estudantil de Cultura ‘Geraldo Vandré’ está sendo revitalizado para melhor servir à população. Ouvimos os diferentes segmentos da cultura e do turismo para entender as demandas. O Prefeito Laurinho, em parceria com o Governo Federal, efetivou a Lei Aldir Blanc que contemplou 87 (oitenta e sete) projetos, em duas etapas, nas categorias: música, dança, literatura, artesanato, quilombolas, fotografia, áudiovisual e instituição cultural. Ao todo, foram pagos mais de R$ 234 mil reais, conforme as regras estabelecidas. Estamos trabalhando na elaboração de um calendário de eventos culturais. Outros importantes projetos aguardam o controle da pandemia de covid-19 para serem desenvolvidos”, destacou.
O coordenador Genaldo Lima afirmou que, “O turismo é uma forma eficiente de gerar empregos e renda. Por isso, a gestão do Prefeito Laurinho Maia estimula ações do setor. Temos importantes parcerias com o SEBRAE e, em maio, vamos participar da Expo Turismo Paraíba. O convênio com a UEPB está possibilitando o levantamento de sítios arqueológicos (pré históricos e históricos) e paleontólogicos. O geo-referenciamento irá fortalecer o turismo local”, pontuou.
Fonte: ASCOM/Petrônio Gonçalves
Fotos: Espedito Filho
#cultura #pmcr #catole