Prazo final: TSE aponta instabilidade no sistema do TRE-PB após alta demanda

A grande procura pela regularização do título de eleitor nesta terça-feira (03) provocou instabilidade do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o órgão, entre os problemas verificados nas cortes estaduais está uma falha no sistema do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

“Hoje (ontem), por exemplo, tivemos problema com a empresa que presta serviço na Paraíba”, disse o juiz auxiliar da Presidência do TSE e coordenador da Comissão Diretiva de Tecnologia da Informação do tribunal, Sandro Nunes Vieira, em entrevista à Folha de São Paulo. Segundo ele, a Justiça Eleitoral registrou um recorde no número de pessoas que buscam emitir ou regularizar o título de eleitor para participar das eleições deste ano.

Na manhã desta quarta-feira (04), último dia do prazo, a fila já é grande em frente ao Cartório Eleitoral de João Pessoa, no Centro da cidade e muitas pessoas relataram problemas no site.

“Houve uma volume grande de requerimentos e, como é último dia, estamos dando prioridade ao atendimento presencial”, afirmou Alice Coelho, chefe da Cenatel. Ela explicou que, as pessoas que fizeram o requerimentos pela internet “podem ficar tranquilas que a análise será feia nos próximos dias”. O TRE-PB informou ainda que o problema foi no link de dados que liga o TRE ao TSE, mas a empresa responsável resolveu restabelecer o contato em pouco tempo.

O TSE informou que foram realizados 7,2 milhões de atendimentos desta natureza nos últimos 30 dias. Em 2018, esse dado ficou em 5,4 milhões, enquanto em 2014 foi de 3 milhões. Os atendimentos envolvem desde pedidos de novos títulos até mudança do domicílio eleitoral.

Nos últimos dias, o sistema do TSE enfrentou instabilidades. De acordo com a corte, isso ocorreu devido à alta procura à Justiça Eleitoral, 770 mil brasileiros foram atendidos ontem e, na segunda, o número foi de 685 mil. Os atendimentos são realizados tanto na forma presencial nos cartórios eleitorais quanto pelo sistema virtual disponibilizado pelo Judiciário.

Apesar de alguns problemas, o TSE nega qualquer ataque ao sistema da corte. “Nós temos apurado que é um problema técnico normal, não é ataque hacker, é situação de excesso de demanda pura e simplesmente. Se tiver qualquer questão mais polêmica, o presidente Edson Fachin com certeza estará informando os meios de comunicação com o dever de transparência que sempre tem sido observado pelo tribunal”, acrescentou o juiz Sandro Nunes Vieira.

MaisPB

Baixe o app da Rádio Clube Esportes, fique por dentro das principais notícias, promoções e ouça a rádio online!
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.kf.clubeesportes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *