O deputado estadual Galego Souza, do Progressistas, apresentou, no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), uma moção de Congratulação e Reconhecimento Público ao Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemorado em todo mundo no dia 12 de maio.
Em sua justificativa, o parlamentar ressaltou que a enfermagem é uma arte e o principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana. “Enfermeiro, obrigado pela sua capacidade de salvar vidas. Os enfermeiros são como anjos da guarda. Estão sempre perto das pessoas que precisam, vigiando e cuidado das suas frágeis vidas. Obrigado pelo esforço e dedicação”, destacou o parlamentar.
A DATA
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.
Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
VEJA DOCUMENTO