Deputado Galego Souza apresenta voto de congratulações pelo dia do médico, comemorado neste 18 de outubro

 

O deputado estadual Galego Souza, do Progressistas, apresentou, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, um voto de congratulações pelo dia do médico, comemorado nesta terça-feira, dia 18 de outubro.

Em sua justificativa, o parlamentar lembrou que o médico é um dos mais importantes profissionais presentes em na sociedade, cuja função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Lembrou ainda que o profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos.

“Aos abençoados médicos que obtêm sua recompensa quando veem uma vida ser salva. Aos anônimos sem rosto, que muitas vezes encontramos nas madrugadas, amarrotados, cansados, que cuidam de você, curam suas feridas, tratam da sua alma. São seres abnegados que estão a postos, oferecendo uma mão amiga e trabalhando com dedicação e responsabilidade. Assim são os médicos: figuras que se doam e dedicam até suas horas vagas aos outros. Que estes exemplos de dedicação e amor renovem ainda mais o reconhecimento que deve ser dado a essas almas generosas. Parabéns pela passagem de mais um dia e que o trabalho e a dedicação destes trabalhadores seja reconhecidos por todos (principalmente pelo Poder Público), pois zelam pelo bem maior de todos nós: “A VIDA”, destacou.

A origem do Dia do Médico no Brasil

A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.

O estabelecimento do Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense. Entretanto, não existem informações exatas sobre quando a data foi estabelecida no país.

O idealizador do Dia do Médico no Brasil nasceu em Guarapuava, em 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo. Além de médico, ele foi escritor e filantropo e também era um cristão devotado. Assim, surgiu seu interesse pela vida de São Lucas, levando-o a pesquisar sobre essa figura cristã, o que resultou em alguns livros a respeito do santo.

O primeiro foi lançado em 1969. “Médico, Pintor e Santo” é uma obra de quatro volumes com mais de 600 páginas. Nela, Ribeiro cita que a Universidade de Pádua, na Itália, começou o seu ano letivo de 1463 em um dia 18 de outubro para homenagear São Lucas, que foi anunciado patrono do “Colégio dos Filósofos e Médicos”.

O médico paranaense ainda lançou mais duas obras sobre São Lucas: “O Livro que Lucas não Escreveu”, em 1969, e “Lucas, o Médico Escravo”, em 1974. Seus estudos e publicações fizeram com que fosse considerado um dos maiores entendedores de São Lucas em todo o mundo.

VEJA DOCUMENTO

24.413 – CONGRATULAÇÕES AO DIA DO MÉDICO

Redação

Baixe agora o novo aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!

Google Play

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes

App Store

https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *