Antes tarde do que nunca. A crise de credibilidade provocada pelo festival de suspeições de juízes escalados para julgar as ações da Operação Calvário subiu até o andar de cima.
Na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça, desembargadores expressaram, enfim, o incômodo com os julgamentos populares sobre a falta de julgamento e o corpo fora de mais de uma dezena de magistrados.
O desembargador Márcio Murilo cobrou o andamento da criação da vara especializada de organizações criminosas, iniciativa do então presidente Saulo Benevides e cuja tramitação cochila na Assembleia.
O desembargador José Ricardo Porto sugeriu contato e tratativas com o presidente da Casa, Adriano Galdino, a quem elogiou pela sensibilidade e acessibilidade. Sugestão acatada pelo presidente João Benedito.
Mas partiu do próprio relator da Operação Calvário, desembargador Ricardo Vital, o corte na ferida e a sentença precisa para classificar o efeito cascata que arranha, consideravelmente, a credibilidade do judiciário paraibano.
“A situação é vergonhosa”, cravou. “Pronto e ponto”, acrescentou, em tom de revolta, reproduzindo, consciente ou inconscientemente, a indignação e interrogação coletiva da população frente à esdrúxula realidade.
De fato, a Assembleia deve explicação, tramitação e votação. Todavia, o projeto em si não garante em suas letras a tal “super estrutura” e não dá para achar que o elixir do problema será a criação da vara especializada.
Sabe por que? O TJ tem varas criminais e de entorpecentes que julgam pesadas e perigosas organizações criminais, envolvidas com mortes e tráfico. Não consta até aqui nenhum juiz fugindo da insalubre tarefa por falta de estrutura.
O que fatalmente deixa no ar a incômoda sensação de que o receio em questão tem outra natureza e levanta suspeita sobre as suspeições. Até que o Tribunal prove o contrário.
“Situação vexatória”: TJPB cobra à AL criação de Vara para julgar Organização Criminosa
Uma jabuticaba paraibana: procuram-se juízes para julgar
Mais um juiz se declarou suspeito para julgar ações da Operação Calvário e processos envolvendo o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), entre outros réus.
Não é notícia velha. É a tosca repetição em escala de efeito dominó que empurra a barriga para a casa dos vinte magistrados assumidamente inaptos. Um fenômeno tabajara.
É verdade que a nossa Justiça, aqui e alhures, historicamente sempre teve dificuldade de julgar figurões. Os casos geralmente prescrevem. Ou nas escrivaninhas dos tribunais locais ou nas gavetas de Brasília.
A Calvário é só um exemplo. Não é coisa pontual. Falta de julgamento de outras denúncias de grandes operações do Ministério Público é recorrente. O que compromete seriamente a tal prestação jurisdicional.
Mas o caso da Calvário expõe o Tribunal de Justiça ao público constrangimento. A não ser que o judiciário paraibano tenha trocado a venda pelo véu.
Para absolver ou condenar, a pior Justiça é a que não julga. E a Justiça falha quando tarda.
*Esse foi o comentário do autor do Blog, no Programa Hora H, que vai ao ar, de segunda a sexta, das 18h às 19h, na Rádio Pop FM 89,3, em João Pessoa, na 101,1 FM (Cariri FM), em Campina Grande, e para todas as regiões da Paraíba em 25 emissoras conectadas na Rede Mais Rádio.
Rádio Pop 89.3 FM (João Pessoa)
Rádio Cariri 101.1 FM (Campina Grande)
Rádio Pop 105.3 FM (Areia)
Rádio Caruá 90.1 FM (Soledade)
Rádio Taquarituba FM 87,9 (Brejo do Cruz)
Rádio Pedra Bonita FM 93,9 (Itaporanga)
Rádio Princesa FM 92,5 (Princesa FM)
Rádio Conceição 100.3 FM (Conceição)
Rádio Bom Sucesso 101.7 FM (Pombal)
Rádio Progresso 103,5 FM (Sousa)
Rádio Itatiunga 102,9 FM (Patos)
Rádio Entre Rios FM 87,9 (Desterro)
Rádio Independente FM 107,7 (Serra Branca)
Rádio Pocinhos FM 87,9 (Pocinhos)
Rádio Independência 94.7 FM (Catolé do Rocha)
Rádio Solidária FM 87,9 (São Bento)
Rádio Mais 97.7 FM (Cajazeiras)
Rádio Rainha 87,9 FM (Itabaiana)
Rádio Mais FM 100,1 FM (Uiraúna)
Rádio Pedra Branca FM 87,9 (Pedra Branca)
Rádio Coremas FM 87,9 (Coremas)
Rádio Canoas FM 87,9 (Cubati)
Rádio Boa Esperança FM 87,9 (Pedra Lavrada)
Rádio Taperoá FM 87,9 (Taperoá)
Rádio Olivedos FM 87,9 (Olivedos)
Rádio São Vicente FM 104,9 (São Vicente do Seridó)
Baixe o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554