O médico patoense Pedro Augusto participou do programa Polêmica da Rádio Espinharas, na noite desta quarta-feira, dia 06, e na oportunidade esclareceu alguns pontos importantes sobre o novo coronavírus e a doença Covid-19.
Pedro Augusto iniciou sua fala destacando que muitas pessoas produzem vídeos pras redes sociais, onde repassam informações que muitas vezes não condizem com a verdade. O perigo, segundo ele, é que alguns formadores de opinião também acabam fazendo isso, e portanto, influenciam muitas pessoas a pensar de forma equivocada.
Sobre a doença Covid-19, Pedro Augusto enfatizou que ela desenvolve uma reação em cadeia, tendo em vista que ocasiona uma pneumonia infecciosa com risco de infecção generalizada.
“A infecção generalizada, seja qual for a causa dela, leva a várias outras complicações, sendo uma delas a coagulação intra-vascular disseminada, ou seja, quando o sangue deixa de correr com fluidez nos vasos sanguíneos”, explicou.
Ele complementou dizendo que após o sangue coagulado chegar aos pulmões, já sem oxigênio, recebe o oxigênio dos pulmões e já volta para o coração para que o mesmo distribua para o restante do corpo. Em caso de haver essa coagulação, principalmente nos vasos pulmonares, ocorre uma falência que não mais permite essa troca de oxigênio de forma adequada.
Diante da explicação, o médico continuou informando que durante o tratamento o ideal é que o paciente seja medicado para que seu sangue não seja coagulado, e assim circule naturalmente.
Principal agravante
Ainda segundo Pedro Augusto, essa impossibilidade de trocar oxigênio e devolvê-lo para o coração é o que acaba provocando a morte do paciente acometido pelo Covid-19, caso não tenha uma assistência em tempo hábil.
Necessidade de intubação
O médico citou que este processo é o mais importante para manter o paciente vivo e devolvê-lo a capacidade de respirar, e que deve ser feito ainda de forma precoce.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo.
Matéria por Patosonline.com