FPF projeta datas das semifinais e da final do Paraibano e conta com ajustes na Série C se for preciso

Partidas das semifinais serão disputadas nos dias 31 de julho e 4 agosto, enquanto que o jogo de ida da decisão está previsto para 7 ou 8 de agosto e o da volta para 14 ou 15 de agosto

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) já está com o cronograma para a reta final do Campeonato Paraibano quase totalmente traçado. Após confirmar todos os jogos da 10ª e última rodada da primeira fase para esta terça-feira, a entidade informou nesta segunda-feira as datas das semifinais e também as prováveis datas da decisão. A competição deve ser encerrada no dia 14 ou 15 de agosto, já com a Série C do Brasileiro em andamento, mas o diretor executivo da FPF, Otamar Almeida, explicou que a CBF está disposta a remarcar jogos de Botafogo-PB e Treze pela competição nacional, se for preciso, para priorizar o encerramento do estadual.

Otamar Almeida, diretor executivo da FPF — Foto: Raniery Soares / FPF-PB

De acordo com Otamar Almeida, as semifinais serão disputadas nos dias 31 de julho e 4 de agosto. Ou seja, os jogos de ida dessa fase vão ser na próxima sexta-feira e os da volta na terça-feira da próxima semana.

Já as partidas da decisão ainda estão pendentes de confirmação, mas já têm previsão. A ideia da FPF é realizar o primeiro jogo da final no dia 7 ou 8 de agosto (sexta-feira ou sábado) e o segundo uma semana depois, no dia 14 ou 15 de agosto (sexta-feira ou sábado).

Reta final do Paraibano

  • 10ª rodada: 28.jul (terça-feira)
  • Semifinal (ida): 31.jul (sexta-feira)
  • Semifinal (volta): 4.ago (terça-feira)
  • Final (ida): 7 ou 8.ago (sexta-feira ou sábado)
  • Final (volta): 14 ou 15.ago (sexta-feira ou sábado)

E é justamente no agendamento dos jogos da decisão do Paraibano que a FPF pode esbarrar em mais um impasse, como o que enfrentou enquanto o Botafogo-PB estava disputando a Copa do Nordeste e gerando choque de datas com as partidas do estadual. É que Botafogo-PB e Treze têm suas estreias na Série C marcadas para o dia 9 de agosto. E, se um deles chegar à decisão do Paraibano e jogar no dia 7 ou 8 de agosto, não teria tempo hábil de descanso até a estreia na Série C.

Botafogo-PB tem estreia marcada na Série C para o dia 9 de agosto e novos compromissos nos dias 17 e 23 — Foto: Nádya Araújo / Botafogo-PB

Mas o diretor executivo da FPF explicou que já está dialogando com a CBF para adiar o jogo do Belo ou o do Galo pela Série C, caso seja preciso. Lembrando que esse ajuste só vai ser necessário se uma dessas duas equipes chegar à decisão do estadual.

– A gente já está vendo isso com a CBF. A CBF vai priorizar as finais dos estaduais. A gente vai ver uma forma de colocar o jogo (a ida da final do Paraibano) na sexta-feira ou no sábado (dia 7 ou 8). A gente está se entendendo ainda com o Departamento de Competições da CBF. Aí, mediante isso, a gente vai marcar o jogo. Aí a CBF pode adiar o jogo (de Botafogo-PB ou Treze pela Série C) para o meio de semana – explicou Otamar Almeida.

Primeiros jogos de Belo e Galo na Série C

BOTAFOGO-PB

  • 09.ago – Ferroviário x Botafogo-PB (Presidente Vargas, CE)
  • 17.ago – Botafogo-PB x Manaus (Almeidão, PB)
  • 23.ago – Botafogo-PB x Santa Cruz (Almeidão, PB)

TREZE

  • 09.ago – Treze x Imperatriz (Amigão, PB)
  • 13. ago – Santa Cruz x Treze (Arruda, PE)
  • 22.ago – Paysandu x Treze (Curuzu, PA)
Tree tem estreia marcada na Série C para o dia 9 de agosto e novos compromissos nos dias 13 e 22 — Foto: Alan Kenedy / Treze

Como Botafogo-PB e Treze estão no mesmo grupo do Campeonato Paraibano, se ambos avançarem para a fase de mata-mata, vão se enfrentar em uma das semifinais e, consequentemente, um dos dois já estará garantido na decisão estadual, forçando essa situação de adiamento de pelo menos um jogo na Série C (ou mais que isso, já que o Treze tem compromisso marcado para o dia 13 e o Botafogo-PB para o dia 17, e isso poderia gerar impasse com o segundo jogo da final do Paraibano).

Por outro lado, num cenário em que apenas um deles avance para o mata-mata, a semifinal seria contra o Atlético de Cajazeiras, e, em caso de o Trovão Azul se classificar para a final do Paraibano, nem Belo nem Galo teriam choque de horários, e suas partidas pela Série C não precisariam ser alteradas. Lembrando que a outra semifinal do estadual já está definida: vai ser entre Campinense e Sousa, ambos classificados no Grupo B.

Por redação do Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *