Campinense x Treze: Maiorais vão decidir o Paraibano pela 11ª vez; veja como foram as outras finais

Raposa e Galo já decidiram em 10 ocasiões o título em partidas que valiam a taça para as duas equipes. Rubro-negros levam vantagem sobre alvinegros nas finais gerais do estadual

Depois de 12 anos, o maior clássico da Paraíba será novamente protagonista da final do Campeonato Paraibano.Neste estadual de 2020, Campinense e Treze nem apresentaram grandes atuações, mas demonstraram muita disposição e chegaram à final do torneio. O Clássico dos Maiorais que abre a final da atual edição do Paraibano será nesta quarta-feira, às 16h. O jogo da taça acontece no sábado, no mesmo horário. O palco nos dois confrontos será o Estádio Amigão. Esta será a 11ª vez que Raposa e Galo decidem o título em decisões gerais do campeonato.

Campinense e Treze se enfrentaram duas vezes neste ano, com um empate e uma vitória para o Galo — Foto: Jefferson Cariri

Em outras ocasiões, Campinense e Treze decidiram turnos, em casos nos quais um dos times conquistou o título por ter também vencido turno ou turnos anteriores. Já em casos como o deste ano, com a tradicional final geral do campeonato, Raposa e Galo já chegaram juntos à decisão em outra 10 oportunidades. E a vantagem na história é larga para o lado Rubro-Negro.

O Campinense foi campeão em cima do Treze oito vezes em jogos de final geral. O time da Bela Vista levou os campeonatos de 1961, 1962, 1963, 1964, 1973, 1974, 2004 e 2008, todos em cima do Galo da Borborema. Já o Treze venceu os estaduais de 1982 e 1983 em cima da Raposa.

Se contarmos todos os tipos de regulamentos que tivemos na história do futebol paraibano, o Campinense foi campeão 10 vezes deixando o Treze com o vice-campeonato. Já o Alvinegro levou quatro taças do estadual em ocasiões que a Raposa acabou com o segundo lugar.

Agora, em 2020, o Campinense vai em busca de sua 21ª taça de campeão estadual. Já o Treze tenta ser campeão paraibano pela 16ª vez. Confira os números do clássicos em finais gerais.

Por Pedro Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *