A apreensão aconteceu após uma denúncia da população.
Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) resgatou nesta terça-feira (18), 16 aves silvestres e uma cobra da espécie jiboia, em uma casa, na comunidade do Aratu, no bairro Costa do Sul, em João Pessoa. A apreensão aconteceu após uma denúncia da população.
Na residência, a PM encontrou os animais mantidos em cativeiro. Outras 15 aves foram encontradas mortas por maus tratos, possivelmente por falta de água e comida.
No local, ninguém foi encontrado, mas foi feito um relatório sobre a situação e o responsável pode responder por crimes de maus tratos, de ter espécies da fauna silvestre em cativeiro sem autorização e também por posse ilegal de arma, já que uma espingarda também foi apreendida na residência.
Conforme o tenente Aragão, do Batalhão de Polícia Ambiental, a residência tinha características de que estaria sendo usada como depósito de materiais roubados e furtados. “A princípio, a denúncia feita ao CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais), através do número 190, era de que os animais silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro e quando a guarnição comandada chegou, flagrou, além das cenas de maus tratos, a presença de objetos danificados, a exemplo de celulares e aparelhos de som de carro, bem como uma bicicleta que foi apreendida. No local, também foi feita a apreensão de uma arma, resgatadas 16 aves silvestres e uma jiboia”, disse.
As aves que foram salvas eram das espécies saíra-amarela, coleira, tico-tico, sibito, sabiá, sanhaçu, canário-da-terra e caboclinho. Elas, juntamente com a cobra, foram levadas para a sede do BPAmb e serão devolvidas à natureza.
A arma e outros materiais foram levados para a Central de Flagrantes, no Geisel.