O desafio de Ivanes. Por Genival Junior

Com um ano no comando administrativo da cidade de Patos, completado neste domingo, 23 de agosto, o prefeito interino de Patos Ivanes Lacerda, (Republicanos), terá alguns desafios a enfrentar na política interna e externa de seu grupo, se quiser enfrentar a campanha eleitoral de 2020.

Em meio a um processo pré-eleitoral para a escolha do candidato que irá concorrer ao cargo no próximo pleito, Ivanes terá que se desdobrar para se posicionar de maneira favorável no atual cenário político de Patos, e vencer a desconfiança do seu próprio grupo.

Nas circunstâncias do cenário atual, o convencimento do seu grupo e da opinião pública de que o seu nome é o mais viável para disputar o mandato de quatro anos nas urnas é um grande desafio para o gestor, que está na sombra do deputado Nabor Wanderley, favorito a ser o indicado pelo partido.

Como tomou medidas antipáticas durante o seu primeiro ano de gestão, Ivanes criou em torno de si um rótulo negativo em sua imagem, fato que pode pesar decisivamente no critério de escolha do partido. Afinal, eleição só se ganha com voto.

A desconfiança e o desconhecimento da população de Patos sobre quem de fato é o atual gestor do município, representa uma barreira que precisa ser vencida para que a candidatura de Ivanes se concretize no processo de avaliação partidária.

Quando deixou o MDB para se filiar ao Republicanos, Ivanes abriu mão do direito legítimo de ser o escolhido, para ficar na dependência de outra legenda que não estaria mais sobre o seu comando, mesmo sendo o prefeito da cidade.

Superar Nabor e sua história política em uma avaliação popular, representa um desafio muito difícil de se concretizar a curto prazo, pois o tempo para reverter o atual cenário de impopularidade é um concorrente de peso para Ivanes, e que representa uma condição difícil de acontecer.

Por mais que se façam ações politicamente corretas no atual cenário, a mudança de imagem de um candidato é algo que não se evidência do dia para noite, pois as pessoas na maioria dos casos, demoram a reavaliar os seus conceitos e valores, diante do perfil político que se acostumam a entender sobre a imagem dos candidatos.

A dificuldade de penetração em uma parcela importante do eleitorado, também pode representar para Ivanes o fim de sua carreira política em Patos, após cinco vitórias nas urnas para o legislativo, e que resultou no atual mandato interino de prefeito.

O Republicanos já perdeu muitas oportunidades de confirmar o nome do seu candidato, razão pela qual pode inclusive, já está perdendo tempo em relação a concorrência.

Se Ivanes será um candidato competitivo, ou será retirado do cenário após ser fritado pelos aliados, é algo que estamos perto de saber. Afinal, a candidatura precisa ser anunciada, e isso já deveria ter acontecido o quanto antes.

Por Genival Junior – Patosonline.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *