A Copa do Nordeste será finalizada em sede única. De acordo com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, a Confederação Brasileira de Futebol acatou a solicitação dos clubes e definiu que a competição será disputada em uma só cidade. O lugar, no entanto, ainda está sendo analisado.
A princípio, Recife surge como favorita para receber a competição. Com quatro estádios e quatro locais para treinamento, a cidade possibilitaria que a última rodada da primeira fase, que eliminará oito equipes, seja disputada em um único dia. No entanto, Salvador e Fortaleza seguem sendo opções para sediarem o restante da competição. Assim como a capital pernambucana, ambas apresentam boa estrutura.
Ainda de acordo com Eduardo Rocha, não há prazo para a definição do local. A CBF estuda a situação das cidades em relação à Covid-19. Atualmente, Recife, Fortaleza e Salvador liberaram os treinamentos das equipes, mas não o retorno aos jogos.
Sobre a data para reinício da competição, a CBF deve definir nas próximas semanas. Pesa o fato de a pandemia se encontrar em situação diferente nos estados envolvidos no torneio. Vale lembrar que a Liga do Nordeste custeará hospedagens e testes para COVID-19 dos clubes que disputam a competição.
À la Champions
Dessa forma, a Copa do Nordeste seguirá um modelo semelhante ao da Liga dos Campeões. Na semana passada, a Uefa definiu que Lisboa será a sede de um “final 8” da competição, com jogos únicos sem público das quartas de final em diante. Os confrontos da chamada Super Champions vão ocorrer em agosto. A capital portuguesa, que substitui Istambul, vai receber as partidas num intervalo de apenas 12 dias.
Por Elton de Castro
Globoesporte.com