A Prefeitura de Catolé do Rocha – Vigilância Ambiental/Secretaria de Saúde – tem intensificado a detetização de ambientes na zona rural.
Nas comunidades do Ricardo e Veneza, os Agentes de Combate às Endemias fizeram, terça-feira (23/04), a aplicação de inseticidas em residências, galinheiros, chiqueiros e galpões.
“O uso de inseticidas é uma das principais formas de controlar a proliferação dos triatomíneos, insetos transmissores da doença de Chagas, conhecidos como barbeiros. O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou”, explicou Sandivânio Cavalcante (Vigilância Ambiental).
Para evitar que o barbeiro se instale é preciso manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder.
No Brasil, foram registrados casos da infecção transmitida, por via oral, em pessoas que consumiram caldo de cana e/ou açaí contaminados por esses insetos.
Texto: Petrônio Gonçalves
Fonte: PMCR/Secretaria de Saúde
Ouça a Rádio Clube no RadiosNet, clique no link abaixo e curta a nossa programação:
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395
Ouça muita Informação e muita Música no seu dia-a-dia na Rádio Clube Esportes na RadiosNet https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395 ou pelo nosso aplicativo disponível no Google Play e App Store
Baixe o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554