O secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, declarou durante entrevista à Rádio Arapuan FM na tarde desta quinta-feira (07), que as aulas da rede estadual de forma presencial só se dará quando for 100% seguro tanto para os profissionais da Educação quanto para alunos e comunidade em geral.
Furtado explicou que a secretaria já possui um plano para o início das aulas que depende de alguns cenários a serem observados, entre eles a vacinação e o aumento ou diminuição dos casos de covid-19. Ele disse ainda que o resultado do inquérito sorológico realizado em todo o estado sairá no próximo dia 15 e norteará também essa volta.
“A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia planejou o início do novo ano letivo dependendo de alguns fatores devido a pandemia. A gente tá concluindo a análise do inquérito sorológico no dia 15 deste mês, mas também tem uma perspectiva de vacinação, então existem cenários. Se se inicia o processo de vacinação você ainda não tem a imunização de toda a comunidade, aí você tem que tomar as medidas de afastamento, então seria uma volta híbrida com o início da vacinação. Se os números da covid aumentarem e não for iniciada a vacinação existe a possiblidade de se voltar remotamente até que se tenha condições para o ensino híbrido, mas esperamos com o início da vacinação que a gente possa voltar num modelo híbrido a partir do final de fevereiro, início de março” revelou.
O auxiliar do governador João Azevêdo também reforçou o posicionamento do chefe do Executivo estadual que vem afirmando que as aulas em toda a Paraíba só voltarão com total segurança para todos os envolvidos.
“O governador tem falado muito isso, que essa volta só se dará de uma forma que a gente tenha condições de segurança para a rede e para a comunidade que assiste a rede ou seja você pode ver vários locais onde as escolas pararam com novo surto, você vê dados que aparecem de análises da contaminação de escolas comparando com outros meios, então a gente tem que ter muito cuidado” ponderou.
Por Henrique Lima / Blog do Ninja