Termina no próximo dia 6 de maio em todo o estado da Paraíba, o cadastramento dos eleitores que vão participar das eleições municipais de 2020. O trabalho que será realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba-TRE-PB, visando a emissão ou atualização do documento para os eleitores que vão participar do pleito de outubro.
Cada município tem um prazo final para a revisão biométrica. Após esse prazo, o eleitor que não comparecer tem o título cancelado. Porém, em todo o Brasil, os eleitores podem procurar o cartório eleitoral até 6 de maio de 2020 para regularizar a situação.
O Cartório Eleitoral da 36ª Zona, sediada em Catolé do Rocha (PB), fica localizada na Avenida Deputado Américo Maia, ao lado do Terminal Rodoviário. O TRE-PB está realizando a campanha eleitor jovem, que visa aumentar o número de eleitores inscritos para o pleito, além dos serviços de inscrição, transferência, regularização e emissão de segunda via para os eleitores.
Cada cidade tem um prazo final para a revisão biométrica. Quando o eleitor não comparece ao cartório eleitoral dentro do prazo, o título é cancelado. É possível regularizar essa situação, porém, ao procurar um cartório eleitoral até 6 de maio de 2020, quando se encerra o cadastro eleitoral para as próximas eleições.
Apenas em 2022 a biometria deverá ser obrigatória em todo o Brasil. Os eleitores que votam nas eleições presidenciais no exterior não devem registrar a biometria.
Os eleitores que continuam em situação irregular, precisam procurar o cartório eleitoral para atualizar os dados e registrar a biometria para poder votar. A biometria é importante para fortalecer e trazer segurança para o processo eleitoral. A votação por biometria impede, por exemplo, situações de fraudes, como um eleitor votar no lugar de outra pessoa com uma identidade falsa.
Por Clodoaldo Medeiros com informações do TSE