Candidato da oposição, Alexandre Cavalcanti declarou apoio a Alcedo Gomes, enquanto que Orlando Soares, candidato à reeleição, vai apoiar Sérgio Meira
Os dois candidatos a presidência do Botafogo-PB, Alexandre Cavalcanti e Orlando Soares, já declararam os seus apoios para uma outra eleição: a de presidente do Conselho Deliberativo (CD) do clube. Aliás, a eleição do CD tem grande importância no processo eleitoral do Belo.
Candidato pelo grupo de oposição, Alexandre Cavalcanti já decidiu que vai apoiar o nome de Alcedo Gomes para ser o mandatário do CD. Já Orlando Soares, candidato à reeleição, definiu que vai apoiar Sérgio Meira para presidente do Conselho.
Sérgio Meira é funcionário público e era o presidente do clube no atual exercício. O dirigente, no entanto, renunciou ao cargo no início do mês, após seus aliados pressionarem o então mandatário botafoguense, se colocando contra um acordo feito por ele e a oposição, onde o grupo opositor iria comandar o departamento de futebol, através de Alexandre Cavalcanti.
Apesar do acordo feito e da pressão dos seus aliados, Sérgio Meira continua alinhado com o grupo que atualmente gere o clube. Além de ex-presidente, Sérgio Meira já foi vice-presidente de futebol e vice-presidente financeiro nas gestões em que estava atuando no grupo que hoje faz a oposição do clube, quando no Belo havia uma convergência maior entre as forças políticas.
Já Alexandre Cavalcanti, que deve ser o candidato da oposição, resolveu apoiar o empresário Alcedo Gomes, ex-presidente do Botafogo-PB, no biênio 2009/2010. O ex-presidente tem um perfil de apaziguador.
Apesar de todas as pretensões de candidaturas, ainda não houve nenhum registro de chapa. O prazo para o registro de chapas para o Conselho Deliberativo se encerra na quinta-feira. As chapas podem ter de 20 a 50 conselheiros, e o sócio apto a votar elege conselheiros de quaisquer chapas. Os dois grupos prometem que vão formar chapas com 50 membros cada. A eleição do CD está marcada para o dia 11 de outubro.
Após eleitos os conselheiros, estes se juntam aos conselheiros natos (sócios beneméritos, honorários e ex-presidentes do clube) e formam o novo Conselho Deliberativo. No mesmo dia, o CD elege seu presidente, o vice o secretário.
No dia 25 de outubro, o Conselho Deliberativo se reúne novamente, desta vez para eleger o presidente e o vice do clube. Os candidatos a presidente e vice têm até 72 horas antes da eleição para registrar a chapa.
Por Pedro Alves