A câmara municipal de Catolé do Rocha realizou uma audiência pública para debater sobre as medidas públicas na saúde local, como a instalação de uma UTI e um Tomógrafo, o evento aconteceu nesta segunda-feira (17/05), e foi marcada pela discussão sobre a prioridade de investimentos para o Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos.
A propositura foi apresentada através do requerimento n* 121/2021 de autoria do vereador Bizu Maia (PSDB) e contou com as participações – via remota – de Geraldo Antônio de Medeiros (Secretário de Saúde da Paraíba), Ludimilla Queiroga (Gerente Regional de Saúde – 8* GRS), Joaquim Daniel Júnior (Diretor Geral do Hospital Regional), do Prefeito Laurinho Maia (DEM), do Deputado Federal Gervásio Maia (PSB) e dos demais vereadores que compõem o legislativo municipal, a audiência pública foi presidida pelo vereador Daniel Cavalcante.
Fazendo o uso da palavra, o secretário Geraldo Medeiros apresentou um balanço das ações de combate a covid-19 e disse que, “Hoje o tema mais importante em saúde é a pandemia. O governo do estado tem feito um grande esforço para atenuar os transtornos causados pelo coronavírus. No Hospital Regional de Catolé do Rocha, fizemos um aporte em equipamentos hospitalares e de mobiliário. A unidade conta com 54 (cinquenta e quatro) leitos. Agora não temos condições – do ponto de vista de recursos humanos – de instalar uma UTI na unidade. Investimos na resolutividade dos casos de pacientes atendidos no hospital. A maior dificuldade é o de mão de obra especializada”, descreveu.
Segundo o vereador Bizu Maia, “A instalação de uma UTI em nosso município é um sonho antigo e que ao longo do tempo vem se tornando uma necessidade. Nossa população está envelhecendo, o número de pessoas com doenças crônicas e degenerativas tem crescido e a pandemia de covid-19 vem vitimando inúmeras famílias em Catolé do Rocha e em toda região”, pontuou.
Em sua participação, o prefeito Laurinho Maia falou que, “Esse é um momento importante para o nosso município. Há anos que a nossa gente cobra a instalação de uma UTI. É necessário melhorar, cada vez mais, a estrutura do Hospital Regional e ampliar a frota de ambulâncias. O município tem feito a sua parte. Estou pronto para ajudar dentro do que for possível. O nosso desejo é, sendo possível, transferir para o Hospital Regional a instalação do tomógrafo, visando atender não apenas Catolé do Rocha, mas toda a região. O nosso município tem que ser observado com bons olhos. Quero conversar com o governador e receber dele o apoio necessário para, juntos, trabalharmos ainda mais pelo povo”, afirmou.
Já o deputado federal Gervásio Maia disse que, “Através do nosso mandato, nos colocamos a disposição do estado para alocação de recursos destinados a instalação da UTI, para o município apresentamos emendas para um tomógrafo e a construção de um PSF no Bairro Padre Pedro Serrão. Continuo a disposição do governo do estado e da prefeitura municipal para contribuir com as melhorias que a população almeja. Na condição de deputado federal tenho como ajudar”, esclareceu.
O diretor do Hospital Regional, Daniel Júnior destacou que “A sobrecarga da unidade é o nosso maior problema. Hoje o hospital funciona como maternidade, upa e psf, fugindo em muito de seu perfil de atendimento”, concluiu.
Na ocasião, a gerente regional de saúde Ludimilla Queiroga detalhou o Plano Estadual de Vacinação contra covid-19 e a sua aplicação nos municípios.
A sessão ordinária – que foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal Daniel Cavalcante – contou com as intervenções dos vereadores Cleverlando Barreto, Geraldo Amélio, Humberto Ferreira, Garber Benjamin, Themistoclys Marinho, Popó Maia e Cláudio Costa.
Fonte: Transmissão do Facebook/Assessoria de Imprensa
Ouça a Rádio Clube Esportes acesse o link: http://radioclubeesportes.com
Ouça a Rádio Clube Esportes: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube-esportes/82395