Treinador é aguardado na terça-feira em Chapecó para assinar contrato e ser apresentado
A Chapecoense está perto de anunciar a contratação de Jair Ventura como treinador para a sequência da temporada. As partes chegaram a um acordo financeiro no início da noite desta segunda-feira, e o técnico tem passagem marcada para Chapecó e chega na terça-feira para assinar contrato e ser apresentado.
O treinador assume o Verdão do Oeste na vaga de Mozart, demitido na última quinta-feira após a perda do título do Campeonato Catarinense . Ele desembarca em Chapecó junto de dois membros de sua comissão técnica (um auxiliar e um preparados físico). A informação do acerto foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Faraco e confirmada pelo ge.
A reportagem ouviu Jair Ventura sobre a possibilidade de assumir a Chapecoense. Ainda sem confirmar o acerto, o treinador se disse honrado de ter seu nome lembrado pela direção.
– Com certeza todo profissional fica muito honrado em ter o nome lembrado por um clube do tamanho e da importância da Chapecoense, fico muito satisfeito por essa lembrança – disse Ventura.
Jair Ventura, porém, não era o primeiro nome na lista da Chapecoense. Apesar de estar entre os cotados para o cargo, a diretoria do Verdão do Oeste chegou encaminhar acerto salarial com Jorginho, que recentemente deixou o Atlético-GO. No entanto, os termos não avançaram, e o treinador não retornou com uma resposta. Paralelo a isso, o profissional recebeu uma sondagem do Cuiabá, que está sem técnico desde a demissão de Alberto Valentim.
Ventura será o terceiro treinador do clube em 2021 – Umberto Louzer também comandou o time antes de Mozart. Na estreia do Brasileirão, o auxiliar Felipe Endres foi o interino.
A carreira de Jair Ventura
A Chape será o quinto clube de Jair Ventura como técnico na carreira. Ele estreou na função pelo Botafogo, em 2017, comandando a equipe por 99 partidas, com um aproveitamento de 53,2%. No fim daquele ano, no entanto anunciou a saída para comandar o Santos.
Na Vila Belmiro, foram 39 partidas, com 44,4% de rendimento. Em seguida, assumiu o Corinthians, em setembro de 2018, pelo qual tornou-se vice-campeão da Copa do Brasil. Ele comandou a equipe por 19 partidas antes de ser demitido após uma sequência de maus resultados.
Em 2021, Jair Ventura comandou o Sport até o início de abril. Ele foi demitido após goleada de 4 a 0 para o Ceará e que causou a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste. No Rubro-Negro, o treinador ficou por 45 jogos, sendo 14 vitórias, oito empates e 23 derrotas, ou seja, 37% de aproveitamento.