Com 12 rodadas cumpridas e 384 realizados, a Série D do Brasileiro já tem os primeiros classificados para a segunda fase. O Brasiliense tem a melhor campanha geral, com 86,1% de aproveitamento, sendo dez vitórias, um empate e uma derrota.
Esse aproveitamento do time de Hernane Brocador, inclusive, é o melhor entre todas as divisões nacionais. Das 32 vagas disponíveis para a fase seguinte, 12 já foram preenchidas com duas rodadas de antecedência. Lembrando que quatro clubes se classificam em cada grupo.
Outra campanha de destaque é a do São Bernardo. Líder do grupo 7 com 26 pontos e em terceiro lugar geral, a equipe paulista é a única das quatro divisões que ainda não tomou gol. Amazonas, Retrô-PE, Moto Club-MA e Azuriz-PR também lideram grupos e estão garantidos na continuação da Série D.
Apenas duas chaves seguem totalmente indefinidas. No Grupo 4, Lagarto-SE, ASA-AL, Santa Cruz e Jacuipense-PE estão no G-4, mas não estão classificados matematicamente. Já na Chave 5, Pouso Alegre-MG, Bahia de Feira, Nova Venécia-ES e Real Noroeste-ES estão entre os melhores.
Classificados
- Grupo 1: Amazonas e Rio Branco-AC
- Grupo 2: Moto Club
- Grupo 3: Retrô e Sousa-PB
- Grupo 4: nenhum
- Grupo 5: Brasiliense e Anápolis-GO
- Grupo 6: nenhum
- Grupo 7: São Bernardo e Paraná
- Grupo 8: Azuriz, Caxias e Aimoré-RS
Eliminados
- Grupo 1: Humaitá-AC e Náutico-RR
- Grupo 2: 4 de Julho-PI e Tuna Luso-PA
- Grupo 3: Globo-RN e Crato-CE
- Grupo 4: CSE-AL e Atlético-BA
- Grupo 5: Ação-MT
- Grupo 6: URT-MG e Caldense-MG
- Grupo 7: Pérolas Negras-RJ
- Grupo 8: Juventus-SC e Próspera-SC.