Clube já encomendou equipamento para que treinador português possa fazer ajustes imediatos durante treinamentos; o também luso Mourinho solicitou material à Roma em julho
Para voltar a exibir um futebol de cinema, o Flamengo terá um telão no Ninho do Urubu. O treinador Paulo Sousa, que estará no CT já na próxima sexta-feira, pediu a novidade tecnológica à diretoria com o intuito de fazer ajustes imediatos na beira do gramado e, consequentemente, melhorar a qualidade dos treinamentos.
Apesar de inovador no Brasil, outros clubes fazem uso da tecnologia na Europa. O também português José Mourinho impressionou os jogadores da Roma com um telão à beira do campo no primeiro treinamento que comandou na capital italiana, em 8 de julho. Alguns sites especializados na cobertura do clube trataram o fato, com ênfase em acertos táticos, como uma das primeiras revoluções de Mourinho.
O telão, já encomendado pelo clube, exibirá imagens captadas por drones que o Flamengo dispõe em sua estrutura. Além dele, outros equipamentos foram solicitados ao comando do futebol, que vem mantendo reuniões diárias com Paulo Sousa ainda à distância.
Do aeroporto para o CT na manhã de sexta-feira
Com chegada prevista para a manhã de sexta-feira, Paulo Sousa não perderá tempo em seu primeiro dia de Rio de Janeiro. Na agenda do treinador está programada uma ida imediata do aeroporto para o Ninho do Urubu. Não há a expectativa de que já comande treinamentos, mas Paulo certamente já começará a tocar outras questões dentro de seu novo QG.
Paulo já está bastante inteirado a respeito do que encontrará no Ninho do Urubu. Além das constantes conversas com Bruno Spindel e Marcos Braz, tem feito videoconferências corriqueiras com Fabinho (gerente de futebol), Juan (gerente técnico) e Márcio Tannure (gerente de saúde e alto rendimento). Estes passaram detalhes da estrutura física do Ninho e do pessoal que lá trabalha.
Desde o acerto, firmado em 23h50 (horário local) do dia 25 de dezembro, em Fátima, localidade próxima a Lisboa, Paulo Sousa procurou entender todos os processos já praticados dentro da estruturada montada pelo comando do futebol. Foi alinhada a metodologia de trabalho, e ele informou-se sobre com quem se comunicar em diferentes situações no centro de treinamento.
Aliás, do sim em diante, Paulo impressionou bastante Braz e Spindel pela quantidade de material que tinha a respeito do elenco do Flamengo. Logicamente com informações públicas à mão, o treinador externou à dupla que toca o departamento estar bastante agradado com o grupo de jogadores. Obviamente também já trabalha em cima de reforços, mas de possíveis contratações que venham de fato qualificar o plantel e não apenas fazer número.
Com tecnologia de ponta em seu “set” no Ninho, telão encomendado e vontade de sobra para iniciar o roteiro de grandes jornadas com trabalho desde o primeiro dia de Rio, Paulo Sousa começou, ainda da Europa, a escrever seu filme em vermelho e preto.