Conheça os perfis dos pré-candidatos e pré-candidatas que deverão concorrer às prefeituras de municípios da Região da Serra da Borborema

como utilizar a urna eletrônica

Com a proximidade do início do período das convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 – que vai de 20 de julho a 5 de agosto, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – os pré-candidatos a prefeito estão praticamente definidos nos municípios da Paraíba.

Na Região da Serra da Borborema, que contempla as cidades de Campina Grande, Queimadas, Lagoa Seca e Pocinhos, quase todos já colocaram seu nome à disposição da população de suas respectivas cidades. Veja o perfil dos pré-candidatos abaixo.

Vale lembrar que após as convenções, onde partidos e federações podem deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro.

Conheça o perfil dos pré-candidatos das prefeituras da Região da Serra da Borborema: 

Campina Grande

Nelson Júnior (Psol)

Nelson Júnior é professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e é presidente do Psol em Campina Grande. Em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo mesmo partido, não conseguindo se eleger. Nelson também já foi candidato ao Senado Federal.

Inácio Falcão (PCdoB)

Desde outubro de 2023, Inácio Falcão foi confirmado como pré-candidato pelo PC do B. Inácio Falcão é atualmente deputado estadual pela Paraíba e já tem uma longa trajetória dentro da política, isso porque já foi vereador da cidade por quatro mandatos. Além disso, em 2020, ele também foi candidato a prefeito, quando tirou 33 mil votos naquela oportunidade.

Bruno Cunha Lima (União Brasil)

Atualmente fazendo parte do quadro do União Brasil, Bruno Cunha Lima vai tentar manter o tradicional sobrenome na política campinense dentro de um cargo político. O atual prefeito já confirmou a pré-candidatura à reeleição.

Bruno começou na carreira política sendo eleito para vereador em Campina Grande em 2012, depois disso, dois anos mais tarde, foi eleito deputado estadual. Em 2020, concorreu pela primeira vez para ser prefeito e venceu as eleições.

Jhony Bezerra (PSB)

Apoiado pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), o ex-secretário de Saúde do Estado Jhony Bezerra (PSB) vai para a sua primeira eleição.

Desde janeiro de 2023, Jhony foi o secretário de Saúde, saindo do cargo para disputar as eleições no mês de julho. Ele é formado em medicina pela Unifacisa, além de outras formações no campo da pós-graduação e especialização.

Rosália Lucas (PSD)

Rosália Lucas é pré-candidata pelo PSD. Ela deixou a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico para entrar na disputa pela prefeitura de Campina Grande. Ela estava no cargo desde 2022 quando foi exonerada da Prefeitura de Campina Grande.

André Ribeiro (PDT)

Presidente do PDT em Campina Grande, o advogado André Ribeiro ocupou recentemente o cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba. Em 2022 concorreu a uma vaga no Senado Federal.

Romero Rodrigues (Podemos)*

A possível candidatura do deputado federal Romero Rodrigues à Prefeitura de Campina Grande tem sido um dos assuntos mais discutidos nos círculos políticos da Rainha da Borborema. Até o momento, o parlamentar não decidiu se será candidato, se alinhará com o grupo da oposição ou se permanecerá na base e apoiará o prefeito Bruno Cunha Lima.

Romero é ex-prefeito de Campina Grande, já foi vereador da cidade e deputado estadual, além de ter ocupado cargos em secretarias do governo estadual em outras oportunidades.

Queimadas

Delusia Barros (Republicanos)

Delusia é ex-secretária de Educação da cidade de Queimadas e ex-diretora da Gerência Administrativa do Ligeiro. Ela é ex-esposa do deputado estadual Doda de Tião.

Jacó Maciel (União Brasil) 

Sua primeira eleição foi em 2002, quando, aos 25 anos, foi eleito deputado estadual pelo PPB (atual Progressistas) com 20.627 votos (destes, 11.059 foram dos eleitores de Queimadas), chegando a ter seu mandato cassado em 2004 por abuso de poder econômico, mas reassumiu a vaga pouco depois. Em 2006, foi reeleito com votação quase igual à anterior (20.513, 114 a menos que em 2002).

Em 2008, concorreu pela primeira vez à prefeitura de sua cidade, mas foi derrotado em disputa apertada contra Carlinhos de Tião (9.025 votos do candidato do PTB, contra 8.964 do pedetista). Em agosto de 2010, Jacó Maciel teve seu registro de candidatura à reeleição negada pelo TRE,sendo um dos 3 deputados estaduais que foram impedidos de participar da disputa (os outros foram Márcio Roberto e Verissinho, ambos do PMDB). Mesmo assim, ainda obteve 280 votos (maior parte deles de Sousa, João Pessoa e Campina Grande, ao contrário de Queimadas, com apenas um voto recebido).

Em 2012, disputou novamente a prefeitura de Queimadas, desta vez filiado ao PSD. Foram 12.696 votos, contra 11.717 de Carlinhos de Tião (então no PSC), que tentava se reeleger. Empossado em janeiro de 2013, foi ameaçado de impugnação após uma ação da coligação “Unidos pelo Crescimento”, sob a alegação de que ele estava inelegível, mas o TSE manteve Jacó no cargo.[3] Tentou a reeleição em 2016, desta vez sem êxito.

Em 2018, voltou a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Avante. Recebeu 20.381 votos, porém ficou como segundo suplente. Com a morte de Genival Matias em julho de 2020, voltou à ALPB por um curto período.

Lagoa Seca 

Michelle Ribeiro (PSDB)

A secretária de Assistência Social de Lagoa Seca, Michelle Ribeiro representa o grupo da prefeita Dalva Lucena e do deputado Fábio Ramalho. Dalva alegou questões pessoais e desistiu de disputar a reeleição.

Michelle possui formação superior em Enfermagem e atua na área há mais de 18 anos, onde é servidora pública de Lagoa Seca. No primeiro governo do prefeito Fábio Ramalho (2017-2020) exerceu a coordenação da Atenção Primária à Saúde.

Dr. Jácome (PSD)

O médico é vereador no município e lidera a oposição na cidade de Lagoa Seca.

Diego do Veleiro (Solidariedade) 

Empresário e ex-candidato a prefeito, Diego do Veleiro. Em 2020, Diego do Veleiro concorreu à prefeitura e terminou a disputa em 2° lugar. Em 2012, foi eleito vereador de Lagoa Seca com a terceira maior votação.

Pocinhos 

Eliane Galdino (Republicanos)

Eliane é atual prefeita e esposa do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Repubicanos). Ela foi a primeira mulher eleita prefeita de Pocinhos. Foi secretária de Educação e Assistência Social na cidade além de presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL). Foi presidente da Associação das Amigas do Lar.

Márcio Guimarães (PSDB)

Empresário do ramo de representação comercial e com uma longa história na política pocinhence, Márcio Guimarães tem experiência de gestão empresarial e já foi secretário de Indústria e desenvolvimento da Prefeitura de Pocinhos, na gestão do ex-prefeito Cláudio Chaves. Nas eleições de 2020 foi candidato a vice-prefeito no seu grupo.

Fonte e Créditos Fonte 83

Ouça a Rádio Clube no RadiosNet, clique no link abaixo e curta a nossa programação:

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395

Ouça muita Informação e muita Música no seu dia-a-dia na Rádio Clube Esportes na RadiosNet https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395 ou pelo nosso aplicativo disponível no Google Play e App Store

Baixe o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!

Google Play

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes

App Store

https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *