Boletim desta segunda-feira desmente informação compartilhada pelo tesoureiro do MDB de melhoria no quadro clínico do senador
O senador José Maranhão permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O parlamentar de 87 anos está intubado e em tratamento de insuficiência respiratória devido à Covid-19. A informação foi confirmada em boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (7) pela instituição de saúde.
A confirmação de que Maranhão continua intubado ocorre um dia depois de auxiliares próximos a ele divulgarem nota informando sobre suposta evolução no quadro clínico. O tesoureiro do MDB, Antônio Souza, divulgou mensagem dizendo que o parlamentar tinha acordado no domingo já sem a necessidade da ventilação mecânica invasiva.
A informação, no entanto, estava equivocada. Apesar de vinculada a figuras próximas ao senador, a informação não era verdadeira e fazia frente a informações também falsas de que o parlamentar teria falecido. De acordo com o hospital, José Maranhão continua sedado e sob tratamento intensivo.
José Maranhão está internado desde o dia 29, quando participou ativamente da eleição. Ele apoiou o candidato Nilvan Ferreira (MDB) na disputa pela prefeitura de João Pessoa. No domingo de votação ainda ele apresentou sintomas gripais, com tosse persistente e febre. Ao fazer o teste, ele deu positivo para a COVID-19.
Maranhão foi internado preventivamente e apresentou quadro estável até última quinta-feira, quando houve agravamento do quadro clínico. Ele foi transferido para São Paulo e se encontra intubado desde então.
Por Suetoni Souto Maior / Blogs Jornal da Paraíba