Três deputados federais devem polarizar a disputa pelo Senado Federal nas eleições 2022, de acordo com o resultado da pesquisa estimulada de intenção de votos divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Data Qualyt, em parceria com o Fonte83. É a primeira pesquisa feita na Paraíba com vistas ao pleito do próximo ano.
Conforme os dados, Efraim Filho (DEM) está em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 14,4%. Aguinaldo Ribeiro (PP) vem em segundo, com 10,1%; seguido por Ruy Carneiro (PSDB), que pontou 8,9%.
O resultado mostra um empate técnico entre os três, já que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos para mais ou para menos.
Também pontuaram: Frei Anastácio (3,3%) e Wellington Roberto (2,7%).
Brancos e nulos somaram 18,4% e não souberam responder, 42,2%.
Em 2022, a Paraíba terá apenas uma vaga para ser disputada para o cargo de senador.
Metodologia da Pesquisa
A Data Qualyt ouviu 601 eleitores, do dia 5 ao dia 9 de fevereiro, com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 4,0 pontos percentuais sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Foram selecionados de maneira aleatória 65 cidades proporcionalmente ao tamanho, visando abranger toda a cobertura geográfica do Estado da Paraíba distribuídos em 4 regiões.
Agreste: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araçagi, Arara, Araruna, Areia, Aroeiras, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Belém, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Cuité, Esperança, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos, Queimadas, Solânea, Soledade e Remígio;
Borborema: Boqueirão, Juazeirinho, Monteiro, Picuí, Santa Luzia, Serra Branca, Sumé e Taperoá;
Mata Paraibana: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Itapororoca, João Pessoa, Mari, Pedras de Fogo, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Conde, Mamanguape, Cruz do Espirito Santo, Jacaraú e Pitimbu;
Sertão Paraibano: Cajazeiras, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Itaporanga, Patos, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Sousa, Tavares, Teixeira e Uiraúna.
Por Fonte83