A principal novidade do Campeonato Paraibano de 2022 é ter na decisão da vaga na segunda fase a possibilidade de prorrogação e até as cobranças de pênaltis para se conhecer os classificados.
De acordo com o diretor da Federação Paraibana de Futebol, Gerson Junior, esta é primeira vez na história do Campeonato Paraibano que o regulamento indica a possibilidade. Com isso, as próximas fases da competição serão mais emocionantes.
A segunda fase será composta por quatro clubes, distribuídos em dois grupos, que se enfrentarão em sistema eliminatório em jogos somente de ida. Os classificados em 2º lugar de cada grupo na primeira fase terão a vantagem de realizar o jogo como mandante.
Com o encerramento da fase classificatória, os jogos seguem na seguinte ordem: Sousa e Treze, domingo (10), às 16h, no estádio Marizão, na cidade de Sousa; Nacional de Patos e São Paulo Crystal, domingo (10), às 17h, no estádio José Cavalcanti, na cidade de Patos.
Segundo o regulamento, em caso de empate entre os clubes na segunda fase, os critérios de desempate para indicar o clube vencedor dos confrontos serão aplicados: prorrogação de 30 minutos, com dois tempos de 15 minutos. Persistindo o empate, a decisão será na cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
O vencedor do confronto entre Sousa e Treze estará classificado para a fase semifinal e terá pela frente o Campinense. Enquanto o classificado depois da disputa envolvendo Nacional de Patos e São Paulo Crystal vai encarar o Botafogo.
Os times do Campinense e do Botafogo ganharam o direito de passar direto para a fase semifinal, por terem melhores campanhas na primeira fase. Os rubro-negros foram os primeiros colocados no Grupo B, com 22 pontos. Os botafoguenses ficaram na liderança do Grupo A, com 17 pontos.
Por Franco Ferreira / Portal Correio