Nesta Segunda – feira (13), é Dia Nacional do Forró. A data é em homenagem ao nascimento do grande Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e uma das mais ilustres figuras da música popular brasileira.
Luiz Gonzaga é aquele retratou em suas canções a vida do povo nordestino, a sua cultura, além, claro, da pobreza e as injustiças sofridas pelo sertanejo.
Em 2005, em uma homenagem feita pelo povo brasileiro, foi sancionada a Lei n° 11.176, de iniciativa de Luiza Erundina, que declara o dia 13 de dezembro como o “Dia Nacional do Forró”, data de nascimento do “Rei do Baião”.
O Forró também ganhou o status de Supergênero, por agrupar vários ritmos em um só. Vale lembrar que dentro do Forró temos estilos como o Baião, Xaxado, Arrasta-pé e muito mais.
O Forró
A origem do Forró se confunde com a de Luiz Gonzaga, que em 1950 lançou a primeira faixa com “Forró” em seu título, a música Forró de Mané Vito. Apesar disso, em uma entrevista antiga, o próprio Gonzaga e seu parceiro, Humberto, deixam claro que eles não foram os responsáveis por criar o Baião, mas sim por adaptar e atualizar um ritmo que já tinha séculos e vinha da Europa para a realidade brasileira e principalmente do Nordeste do país.
Folha Paraibana