Dia da Micro e Pequena Empresa: Paraíba conta com 258 mil pequenos negócios que movimentam a economia do estado.

Levantamento feito pelo Sebrae/PB indica que segmento gerou saldo de 14.388 empregos de um total de 17.233 no período de janeiro a agosto

O mercado paraibano conta atualmente, conforme levantamento feito pelo Sebrae/PB, com base em dados da Receita Federal, o registro de 258.438 pequenos negócios atuando na economia de seu território. Desse total, 197.938 negócios se caracterizam como Microempreendedor Individuais (MEIs), enquanto outros 60.500 são Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Além de colaborar decisivamente para o fortalecimento do empreendedorismo, os pequenos negócios que englobam as referidas categorias são responsáveis pela geração de mais de 80% do saldo de empregos na Paraíba.

De acordo com o diretor de administração e finanças do Sebrae/PB, Neto Franca, os números reforçam a importância dos pequenos negócios para a realidade econômica do estado, assim como o apoio prestado pelo Sebrae em visão do crescimento das empresas. “Hoje é um dia muito especial porque se comemora em todo o país o dia da Micro e Pequena Empresa, segmento que é responsável pelo saldo de mais de 80% dos empregos gerados em nosso estado este ano. Isso é importante e o Sebrae contribui para essa realidade melhorando o ambiente de negócios, disponibilizando cursos, dando consultoria e treinamentos para auxiliar o planejamento dos empreendedores”, disse.

Ouça o áudio de Neto Franca Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PB:

A empreendedora e proprietária da empresa Realeasy na cidade de João Pessoa, Jéssica Sousa, tem uma experiência de quatro anos atuando no setor da construção civil, a partir de ações de reforma e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e interiores. Segundo ela, a decisão de apostar no próprio negócio com o apoio do Sebrae mudou a sua vida. “Empreender é uma oportunidade de transformação de vida e hoje eu acredito nisso porque essa ação faz parte da minha realidade. Iniciei como microempreendedora individual e há dois anos consegui evoluir para categoria de microempresa após participar de consultorias e cursos junto ao Sebrae”, disse.

Outra história de sucesso com atuação no mercado dos pequenos negócios é vivenciada pela empreendedora, Kaline Batista, proprietária da loja Kaline Modas na cidade de Campina Grande. “Iniciei como feirante, depois me tornei sacoleira e consegui no ano de 2011 com muita dedicação colocar a minha loja própria, que atualmente conta com duas unidades. Os desafios são grandes, mas com o apoio da minha família e a parceria junto ao Sebrae, com orientações de atendimento ao cliente, uso das redes sociais, análise de mercado e outros cursos o crescimento aconteceu”, comentou.

Atuação do Sebrae – Além de incentivar a cultura do empreendedorismo como uma oportunidade de crescimento em visão da geração de emprego e renda, o Sebrae/PB atua junto aos pequenos negócios com a finalidade de melhorar o ambiente de negócios e garantir o acesso ao desenvolvimento de capacitações, consultorias, orientações de acesso a crédito, assim como a realização de feiras, exposições e eventos de estímulo ao fortalecimento dos empreendedores.

Dados do Caged – De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do saldo total de 17.233 novas oportunidades criadas ao longo deste ano no território paraibano, 14.388 é resultado da atuação das Micro e Pequenas Empresas (MPE). Os dados têm como referência os meses de janeiro a agosto. Nesse mesmo período, as Médias e Grandes Empresas (MGE) geraram 2.430 empregos, enquanto a administração pública apresentou saldo negativo de 204 postos de trabalho e as contratações por pessoas físicas (CPF) resultaram em 619. O setor de serviço foi responsável pela abertura de 7.007 novos postos, seguido pelos setores de construção (3.565), comércio (2.067) e indústria e transformação (1.440).

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Assessoria Sebrae/PB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *