A EMBRAPA Algodão em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores de Serrinha – APERSE aprovou um projeto com a cultura do algodão com ênfase na Agricultura Familiar para atuar na Região do Sertão Paraibano. O projeto : “Sistemas Integrados para o cultivo de algodoeiro herbáceo com culturas alimentares no Sertão Paraibano” terá a duração de quatro anos.
A proposta tem como objetivo principal desenvolver sistemas Integrados de produção sustentável para o cultivo de algodoeiro herbáceo com culturas alimentares na região do Sertão Paraibano. Durante a condução do Projeto, pretende-se recomendar cultivares de algodão herbáceo mais produtivas e adaptadas para as condições do Sertão Paraibano; estabelecer um banco de sementes de algodoeiro herbáceo para uso pelos Agricultores Familiares e capacitar Produtores, Técnicos, Agentes Multiplicadores em tecnologias de produção de algodão herbáceo, Negócios, Empreendedorismo e Cooperativismo Rural na região.
O Projeto contará com Cooperaçao Técnica da EMPAER-PB, SENAR -PB, SEBRAE-PB , OCB-PB e REDES SANTA LUZIA e apoio das Prefeituras de Bom Sucesso, Catolé do Rocha e São Bento, como também da ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDICO PIRANHAS (ASMEP) E DO CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDICO PIRANHAS.
O coordenador do projeto, o Pesquisador da EMBRAPA Algodão Dr. FRANCISCO JOSÉ CORREIA FARIAS comenta que está bastante otimista com este trabalho e agradece a todos que colaboraram para a aprovação do mesmo, em especial ao Gerente Regional da EMPAER de Catolé do Rocha o Extensionista HUMBERTO FERREIRA CAVALCANTE e do Gerente da Unidade Operativa Local de Bom Sucesso, o Extensionista FLAUDEMI JOSÉ FÉLIX DE SOUSA, que contribuiram bastante na efetivação do CONTRATO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO -CIENTIFICA entre a EMBRAPA e a APERSE.
Os nossos agradecimentos também para o Empresário o Sr. ARMANDO ADONIAS DANTAS FILHO, proprietário da REDES SANTA LUZIA que apoiou o projeto desde do início e também agradecemos ao Presidente da EMPAER DR. NIVALDO MORENO DE MAGALHÃES e ao Presidente da ASME e Prefeito de Catolé do Rocha-PB DR. LAURO ADOLFO MAIA SERAFIM e Presidente do Consórcio dos Municípios do Médico Piranhas e Prefeito de São Bento – DR. JARQUES LÚCIO por terem enviado ofício a EMBRAPA reforçando a importância desse Projeto para o TERRITÓRIO DO MÉDICO PIRANHAS.
EM 14/08/2021
Por Humberto Ferreira Cavalcante – Gente Regional da EMPAER de Catolé do Rocha-PB
Ouça a Rádio Clube Esportes acesse o link: http://radioclubeesportes.com
Ouça a Rádio Clube Esportes: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube-esportes/82395