Entenda como o aumento do rigor no combate à Covid-19 na Paraíba afeta a prática do esporte

Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa preparam novos decretos para lidar com o aumento de casos da doença. Competições de futebol profissional não serão afetadas

O mundo dos esportes vai sofrer alguns impactos com os novos decretos do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A ideia é diminuir o índice de pessoas aglomeradas em todo o estado na busca de evitar um colapso no sistema de saúde por conta da Covid-19. O futebol profissional, no entanto, não foi afetado.

As disputas da Copa do Nordeste e do Campeonato Paraibanovão seguir com seus cronogramas normais, sem modificações de datas. Os jogos, continuam, claro, com a proibição das torcidas nas arquibancadas.

Já algumas modalidades vão ser interrompidas por pelo menos 15 dias em João Pessoa. É o caso dos esportes que são realizados na praia, como vôlei de praia, futebol de areia, surfe, dentre outros. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), revelou na segunda-feira que a orla da capital vai ser fechada. O decreto municipal detalhando as medidas deve ser lançado nas próximas horas.

Já o decreto estadual, publicado nesta terça-feira pelo governador João Azevêdo (Cidadania), dispõe sobre outras práticas desportivas. As escolinhas de esporte, por exemplo, só vão poder funcionar até as 21h. O mesmo horário-limite vale para as academias. Algumas oferecem práticas esportivas.

As medidas acontecem num contexto em que os casos de internações e mortes em decorrência do coronavírus vêm crescendo bastante no país e também na Paraíba. Os hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de João Pessoa, por exemplo, estão com 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, segundo dados divulgados na segunda-feira.

Em Campina Grande, a taxa de ocupação desses leitos é de 48%, enquanto que no Sertão da Paraíba o índice é de 94% na mesma data. Na Paraíba, foram confirmados 214.207 casos de Covid-19 e 4.404 mortes em decorrência da doença até esta terça-feira.

Por redação do ge

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *