FPF divulga tabela básica e regulamento do Campeonato Paraibano de 2021

Entidade divulgou documentos oficiais no fim da noite dessa sexta-feira. Torneio vai ter apenas 11 datas, tem início marcado para o dia 17 de março e término previsto para o dia 26 de maio

Ainda nessa sexta-feira, horas após o Conselho Técnico que definiu os moldes do Campeonato Paraibano da temporada 2021, a Federação Paraibana de Futebol divulgou oficialmente a tabela básica e o regulamento da competição estadual deste ano, que terá um formato mais curto. O torneio começa no dia 17 de março e tem previsão que se estenda até o dia 26 de maio.

Clubes participantes do Campeonato Paraibano em 2021: Atlético-PBBotafogo-PBCampinenseNacional de PatosPerilimaSão Paulo CrystalSousa Treze.

Tabela básica da primeira fase do Campeonato Paraibano de 2021 — Foto: Reprodução / FPF

O Paraibano de 2021, que chegou a ser cancelado no consenso da maioria dos dirigentes dos oito clubes, que alegaram falta de recursos financeiros, vai ter apenas 11 datas. A primeira fase, por exemplo, vai apresentar sete rodadas para que todas as equipes se enfrentem uma única vez. Apenas uma delas será rebaixada. Os dois primeiros colocados se classificam direto para a fase semifinal. E aí uma novidade: uma repescagem, contemplando o duelo entre o terceiro ao sexto colocado (3º x 6º e 4º x 5º), em jogo único, vai definir os outros dois semifinalistas.

A semifinal também vai ser decidida em 90 minutos. A decisão do título, no entanto, ganhou a flexibilidade de ser decidida em dois confrontos entre os clubes finalistas.

Como essa partida depende de haver necessidade – para apontar classificados às competições nacionais -, ela não está previamente prevista na tabela. Mas o regulamento deixa claro em que moldes ela deve acontecer, se houver necessidade: “3º e 4º colocado será definido caso necessário em jogo único, com o mando de campo do melhor posicionado na 1ª fase classificatória”.

E há um detalhe em aberto no regulamento, sobre a final. O texto do documento não especifica o que acontece em caso de empate na decisão, qual critério de desempate será adotado para decidir quem fica com o título. Não existe apontamento se a final seria decidida nos pênaltis ou se a taça ficaria com o clube que obteve a melhor campanha na competição. No entanto, o diretor de competições da FPF, Gustavo Trindade, informou ao ge Paraíba que, em caso de igualdade na final, o campeão será conhecido após disputa por pênaltis.

Caminhando para o término da primeira fase, a rodada #5 vai colocar frente a frente Campinense e Botafogo-PB, em Campina Grande, no Clássico Emoção. E aí, na rodada final desse primeiro momento da competição, assim como aconteceu em 2020, Campinense e Treze vão fazer o Clássico dos Maiorais, com mando da Raposa.

Por redação do ge

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *