O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, fez um apelo aos paraibanos para que colaborem para que o governo não tenha que recorrer a medidas mais restritivas para conter o avanço de contágio pelo coronavírus.
Segundo ele, o que está se vendo agora é parte do efeito das aglomerações feitas durante o carnaval e também por conta dessa nova variante do coronavírus que tem a capacidade de propagação maior.
O secretário disse que ainda não tem como fazer uma avaliação da situação na Paraíba depois da instituição do decreto porque agora que fez uma semana, mas o toque de recolher está sendo obedecido e a fiscalização está intensificada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Agevisa, Procon e Sudema.
“Nós temos tido resultados, mas eles só vão surtir efeitos quinze dias depois, não dá para avaliar no momento”, afirmou.
Com relação à taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto, na região metropolitana de João Pessoa está em 87% e mais de 90% nos leitos de enfermarias.
“Isso já é um sinal de alerta de que nós estamos no pior cenário dessa pandemia. É essencial que a parcela da população que não está colaborando passe a colaborar porque só assim nós podermos continuar com os segmentos econômicos funcionando limitados e não haja necessidade, na próxima semana, de tomar medidas mais restritivas, que é isso que o governo não quer”, enfatizou.
Por Paraibaonline