Hospital Regional de Catolé do Rocha implanta Área Vermelha

Pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos enquanto aguardam a definição do diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem contar com o atendimento de um time de profissionais especializados e equipamentos na Sala Vermelha do Hospital Regional de Catolé do Rocha Dr Américo Maia de Vasconcelos.

Nela, atuam profissionais médicos com experiência em medicina de emergência. “Todos possuem residência médica, certificação em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS, na sigla em inglês) e muitos atuam prioritariamente em UTIs. A sala conta ainda com corpo de enfermagem exclusivo e com experiência em atendimento a pacientes graves”, detalha a diretora Drª Thaiz Medeiros.

O Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, passa a contar agora com uma Área Vermelha. Com um leito, estar médico e sala de intervenção rápida (Sir), a unidade visa dar mais agilidade e qualidade aos atendimentos.

A Área Vermelha de um hospital é uma área devidamente equipada e destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização, estes pacientes são encaminhados para os Hospitais de referência no Estado.

A diretora do hospital, Drª Thaiz Medeiros, explicou a dinâmica de funcionamento da nova emergência, adiantando que foram implantados um leito de atendimento rápido para transporte pré-hospitalar ou demanda espontânea, mas que o espaço físico que foi destinado é provisório e estamos aguardando a aquisição de novos equipamentos para ampliar a quantidade de leitos num futuro muito próximo e confiando em Deus que teremos a ampliação desse novo setor. “Além disso, o novo estar médico tem visão ampla de toda a área emergencial”, destacou.

A nova diretora também comentou que o ambiente oferece melhores condições de atendimento ao usuário por parte da equipe. “Ao adentrar a Área Vermelha, o paciente é estabilizado e, em seguida, encaminhado para outros procedimentos. A nova Área Vermelha possibilita mais agilidade, aperfeiçoando o trabalho dos colaboradores e, principalmente, garantindo o bem-estar dos pacientes”, enfatizou.

Por Clodoaldo Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *