Leia o novo texto do Professor Pedro Neto: Força na canhota!

Força na canhota!

Padre Solon foi chefe político da pequena cidade de Paulista, situada na região de Pombal. Ele, o padre, era filho do poeta Belarmino de França, que está citado entre os maiores cantadores, no livro que reúne os grandes menestréis, da letra A a Z . É dele, esta pérola, onde citaremos apenas uma estrofe:

Deus eterno divino e poderoso

Fez o céu, as estrelas, terra e mar

Fez o sol para tudo iluminar

Com seu brilho perene e majestoso

No espaço infinito grandioso

Aos corpos celestes deu clareza

Fez o homem composto de fraqueza

Sujeito à morte, a culpa e ao engano

Tanto é baixo o valor do ser humano

Quanto é grande o poder da natureza.

O mote oferecido ao pai do Padre Solon foi: Foi Quanto é grande o poder da natureza.

Era costume do Padre, sempre visitar a Cidade de Pombal, onde ia resolver os problemas do Clero, e também, dialogar sobre questões políticas partidárias do seu município, que já foi distrito da terra de Maringá, que teve como Capitão Mor, Francisco de Arruda Câmara pai de Manoel de Arruda Câmara, avô de Antônio Gomes de Arruda Barreto, filho natural de Pedra Lavrada e destaque na política de Catolé do Rocha

A cidade de Paulista foi emancipada em 1961. Parodiando o Mestre Ariano Suassuna, é interessante falar, que toda cidade pequena do interior, tem o bêbado barulhento; o vendedor de leite e o doido oficial. Em Paulista, existia João, figura “carimbada”, que ficava “pegando” carona nos transportes, que iam e vinham de Pombal, do também poeta Leandro Gomes de Barros

Numa dessas viagens, o Padre deparou-se com João na saída de Paulista para Pombal. Ele (o padre), falou em voz baixa: “Hoje não tem jeito!” – Parou sua kombi de estimação, e abre aspas para ele: Entra João! – O, agora passageiro, não se fez de rogado, e entrou rapidamente no veículo. No momento de fechar a porta, foi um estrondo sem tomada. O Padre, entre irônico e sarcástico: “Eita, João tem uma força!” – João: ” Padre, força eu tenho é na canhota!” – Padre Solon, ainda falou: “Tomara que você não aprenda a dirigir nunca!”

Hoje, não se faz Padre como antigamente, nem porta de carro com tanta segurança. João, deixou muitos seguidores, e as portas que se cuidem!

Texto do Professor Pedro Neto: Força na canhota!

Baixe agora o novo aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!

Google Play

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes

App Store

https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *