O ministro Herman Benjamin, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), negou, nesta quinta-feira (5), um habeas corpus com pedido de cumprimento de mandado de prisão contra o presidente Russo, Vladimir Putin. O ministro chamou o pedido de “inusitado e desprovido de fundamentação”.
O pedido se baseava no mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional contra Putin. Segundo o solicitante, como o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, estaria obrigado a cumprir tal mandado caso Putin estivesse em território brasileiro.
No entanto, Herman Benjamin afirmou que o caso não é de competência do STJ, por não está previsto na Constituição Federal.
Putin tem um mandado de prisão em aberto por crimes de guerra durante o conflito com a Ucrânia. Como o Brasil é signatário do Estatuto de Roma tem a obrigação, assim como os outros 123 países-membros, de prendê-lo ou transferi-lo para julgamento em Haia, localizada nos Países Baixos.
Com informações do R7
Ouça a Rádio Clube no RadiosNet, clique no link abaixo e curta a nossa programação:
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395
Ouça muita Informação e muita Música no seu dia-a-dia na Rádio Clube Esportes na RadiosNet https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395 ou pelo nosso aplicativo disponível no Google Play e App Store
Baixe o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554