É imprescindível que a memória dos nossos antepassados sejam celebradas como um tributo à história.
Nascido no território de Catolé do Rocha no final do século XIX, Manoel Vieira de Lima foi um exímio cidadão e grande colaborador na construção da história de nosso município. Sua infância e juventude viveu no território que compreende atualmente ao município de Riacho dos Cavalos. Ao casar com Maria Vieira Diniz, filha do ex prefeito de Catolé do Rocha, o Sr. Manoel Vieira de Freitas (administração 1929-1930), o mesmo passou a residir na Fazenda Sossego, terra que sua esposa recebera como parte do patrimônio paterno.
Seu Manduca, como assim era conhecido o Sr. Manoel Vieira de Lima, tornou-se um expoente na sociedade catoleense do século passado. Ele teve grande participação em diversos setores da sociedade desde o aspecto profissional ao social. Dentre os principais cultivadores de algodão da região seu nome era destaque. Um proprietário de terras de muitos moradores e um coração acolhedor. Teve 6 filhos com a sua esposa e ainda criou mais 5, totalizando 11 a sua prole. Também podemos destacar o seu aspecto religioso, chegando a ser o primeiro secretário da Comunidade Eclesial Igreja Congregacional da Cajazeirinhas.
Devido aos tratamentos de saúde de sua esposa, na década de 60, ele com alguns filhos foram residir na zona urbana do município. A residência era uma casa de esquina entre as ruas Benjamin Constant e a Barão do Rio Branco. Merece ainda destaque uma outra atividade que lhe consagrou um maior conhecimento entre as pessoas de Catolé e região que era a sua atuação como farmacêutico homeopático. Sua farmácia em Catolé era na Venâncio Neiva ( prédio próximo à atual Boticário). É importante destacar o caráter social desta atuação, já que dada as necessidades daquela época do acesso aos serviços de saúde, o mesmo possibilitou a democratização do acesso por um meio alternativo.
No dia 06 de Novembro de 2021, o programa de rádio de ordem cultural – tendo à frente em sua produção e apresentação o prof. Me. Francisco Marcos Alves fará uma homenagem pelo cinquentenário da páscoa de seu Manduca, e já nos preparativos do mesmo eleva- lhe o tributo pela honra da história e incentivo na prática e vivência do bem enquanto cidadão catoleense.
Prof. Me. Francisco Marcos Alves
Ouça a Rádio Clube Esportes acesse o link: http://radioclubeesportes.com
Ouça a Rádio Clube Esportes: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube-esportes/82395