Instituição que completou 50 anos em 2022 continuará sendo instrumento fundamental para desenvolvimento dos pequenos negócios
A nova diretoria para o quadriênio 2023-2026 do Sebrae/PB tomou posse nesta segunda-feira (2). Os novos gestores elencaram a criação de ações nas áreas da indústria, turismo, tecnologia e agronegócio nas micro e pequenas empresas como os principais desafios para a contribuição do desenvolvimento econômico do estado.
Sobre a contribuição do Sebrae/PB para o desenvolvimento local, sobretudo nas atividades do campo, o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB (CDE), Mário Borba, falou sobre os desafios para atuar no crescimento das micro e pequenas empresas do setor. “São pequenas empresas, pequenos negócios que estão se destacando, agregando valor aos seus produtos, usando inovação, pesquisa, ciência. Temos que olhar esse setor e prestigiá-lo”, reforçou.
Com mais de 42 no Sebrae, o superintendente, Luiz Alberto Amorim, fez um balanço positivo da atuação da instituição, em 2022, que atendeu a mais de 250 mil pessoas em todo o estado. Ele lembrou a vocação da Paraíba para o empreendedorismo e reforçou o papel do Sebrae em proporcionar capacitação e criação de programas tanto para apoiar os negócios já existentes, quanto para quem deseja empreender.
“A Paraíba tem uma característica específica que é um estado notadamente, no campo empresarial, habitado por micro e pequenas empresas. São aproximadamente 98% dos negócios. Os desafios que temos em ser um estado, no campo empresarial, é atuar atendendo as demandas que a sociedade coloca, como a geração de emprego, que continua sendo uma pauta importante. O Sebrae contribui com isso, fazendo com que as empresas possam crescer e desenvolver ainda mais e possam gerar novos postos de trabalho com qualidade”, reforçou Luiz Alberto.
Ele reforçou ainda o apoio do Sebrae na atuação no campo industrial, como os setores calçadista, têxtil, do agronegócio e também do turismo. Neste último segmento, sobretudo, em impulsionar empreendimentos no interior do estado. “São segmentos tradicionais e que têm uma representatividade grande e que podem avançar ainda mais. A outra é o turismo. A Paraíba é um destino hoje que está diversificado, mas temos outras potencialidades a serem desenvolvidas, principalmente no Sertão e Cariri. Esperamos que nesses quatro anos consigamos avançar sobre isso, a exemplo do que fizemos, ano passado, com o Brejo”, frisou o superintendente.
Ainda compõe a nova gestão do Sebrae/PB João Monteiro da Franca Neto, que continua na direção de administração e finanças da instituição, e Lucélio Cartaxo, que assume a diretoria técnica. Eles reforçaram o compromisso em criar e incentivar medidas voltadas ao empreendedorismo, buscando resultados eficientes e trabalhando com transparência.
“Vamos com mais segurança, porque conhecemos o funcionamento da máquina, a gestão como um todo. Isso tudo vai funcionar para termos uma gestão moderna, eficaz, eficiente e transparente, onde o objetivo principal é fazer uma boa gestão dos colaboradores e fazer uma boa entrega aos empreendedores”, disse Neto Franca. Já Lucélio Cartaxo destacou o papel do Sebrae aos pequenos negócios, sobretudo na retomada da economia, no contexto da Covid-19. “O empreendedorismo tem essa importância principalmente no pós-pandemia. Vamos atuar para que o Sebrae possa se manter e impulsionar o empreendedorismo na Paraíba”.
Assessoria Sebrae/PB
Baixe agora o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554