Parlamentar destaca previsão de casos para 2020, pedindo atenção do estado com as mulheres paraibanas
Conforme informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, somente em 2020, tenhamos 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo 1.120 casos somente na Paraíba. Atenta a essa realidade, a deputada Pollyanna Dutra cobrou, por meio do Requerimento nº 11.837/2020, que o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, intensifique as ações de conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama no estado durante esse período.
“O câncer de mama é extremamente preocupante e exige de nós atitude. Quando estive à frente da prefeitura de Pombal, por dois mandatos, eu me comprometi que nenhuma mulher morreria por falta de exame, diagnóstico e tratamento de câncer de mama. Trazemos esse mesmo compromisso para a Assembleia Legislativa da Paraíba, onde nosso mandato abraça a causa e traz mais esse projeto, relembrando a importância de intensificar as ações por todo o estado, do Sertão ao Litoral”, comentou a parlamentar.
Na justificativa do seu requerimento, a deputada destacou a importância da prevenção. “Os números são altos e alarmantes, por esse motivo, a criação de ações de conscientização é extremamente importante, uma vez que ao identificar os primeiros sintomas e iniciar o tratamento, os efeitos são mitigados, proporcionando uma vida mais longeva e até mesmo a cura”, justificou a deputada.
Após aprovada na Casa de Epitácio Pessoa, a matéria da deputada Pollyanna Dutra seguirá para apreciação e aplicação por parte do governo do estado.
Sobre o Outubro Rosa
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.