Paraibano relata MP do Crédito e tem proposta para destravar R$ 80 bilhões

Efraim Filho quer que governo assuma papel de garantidor dos empréstimos

O deputado federal paraibano, Efraim Filho (DEM), assumiu a relatoria da Medida Provisória 975 na Câmara dos Deputados. A medida do governo federal, que disciplina a disponibilização de crédito emergencial para pequenas e microempresas durante a pandemia, não surtiu efeito.

Enquanto relator, Efraim diz ter a solução para destravar os empréstimos. A receita, ele alega, será extirpar do texto a burocracia para a concessão do crédito e amenizar os altos juros. Ele citou como restritivas aos empréstimos as exigências de garantias para o acesso ao crédito, como a apresentação de imóveis.

A solução para estes casos, ele garante, será colocar o governo federal como garantidor dos empréstimos. Sendo feito isso, a consequência positiva será a baixa nos juros. “A gente retira restrições como a necessidade de consulta ao cadastra negativo, quando coloca 100% de garantia sobre o crédito. Além disso, a taxa de juros cai”, disse.

“Então, vamos fazer o que ainda não aconteceu no Brasil. As pessoas terem acesso ao crédito para fazer a travessia deste momento mais crítico. Não demitir, salvar o emprego das pessoas e fazer o caminho da retomada”, ressaltou. A ideia é que a matéria seja colocada em pauta até o dia 29 de junho.

Por Suetoni Souto Maior / Blogs Jornal da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *