Por Professor Pedro Neto (Prof Lé): Os Praxedes.

Professor Pedro Neto (Prof Lé)

Os Praxedes.

 

Praxedes, também Praxedis ou Praxede, é o nome de uma Santa tradicionalmente Cristã do século II.

Sabine Baring-Gould, no verbete sobre São Novato, afirma que a “Santa Virgem” Praxedes era filha de São Prudêncio, irmã de Santa Prudenciana e que seus irmãos eram São Novato e São Timóteo. A morte de Novato aparece alí como sendo em 153.

Os restos mortais de Praxedes e Prudenciana foram enterrados na Catacumba de Priscila, conhecida como “rainha das Catacumbas” pela quantidade de mártires e Papas ali enterrados. Posteriormente, eles foram associados ao nome de uma Igreja de Roma, Titulos Prudentis, presumivelmente chamada assim por conta do Pai dos irmãos, São Prudêncio, e que, ver-se claramente, que Praxedes aí é nome próprio, já que, os familiares da Santa, não tiveram esse sobrenome. Isto na verdade não é uma justificativa real, pois sabemos que em algumas famílias existem pessoas com sobrenomes diferentes.

Praxedes: Significa, “fazer”, “agir”, “praticar”, “experimentar”, “ação”. O nome feminino Praxedes tem origem Grega e surge à partir da palavra Praxis, que possui significados   relacionados aos verbos citados neste parágrafo.

Claramente, nota-se que o sobrenome Praxedes da Santa Italiana, está intimamente ligado às ações verbais, e  também, das suas próprias, já que ela teve uma atuação grandiosa, apoiando as vítimas, durante as perseguições aos Católicos.

Vicente Praxedes Benevides Pimenta, nascido a 20 de julho de 1805, foi batizado com o nome próprio de Praxedes, mas depois, por ocasião da Crisma, o nome foi mudado para Vicente, e Praxedes passou a ser sobrenome. Esse acontecimento deu origem ao sobrenome da família Praxedes, na região Oeste Potiguar, sendo originária da cidade de Caraúbas – RN. Vicentinho, como era conhecido, teve uma casa de residência em Martins, conhecida como Casa Grande. Adotou a vida de comércio naquela cidade e faleceu no dia primeiro de janeiro de 1882(texto extraído do livro: A Saga dos Carneiros, autoria de Dudé Viana).

Crescí, ouvindo informações que éramos descendentes dos Praxedes de Caraúbas. O primeiro Praxedes daquela cidade Norte-Riograndense foi Vicente Praxedes Benevides Pimenta, filho do Capitão Antônio Fernandes Pimenta e Francisca Romana do Sacramento, filha de Manoel Carneiro de Freitas (natural do Estado de Pernambuco) e Joana Filgueiras de Jesus.

Depois de muitas pesquisas e informações orais, cheguei à conclusão que não temos nenhum laço familiar com a família Praxedes de Caraúbas. Somos descendentes de Praxedes Alves Maia, filho de Vicente Alves de Melo (que também se assinava como Vicente Alves dos Nascimento), este, da família Alves, com origem na Lagoa de Pedras, município de Patu – RN. Acontece, que os Alves habitavam inicialmente a Lagoa de Pedras, indo também, estabelecer-se Posteriormente no sítio Tuiuiu, também no município de Patú. Existem ramificações da família Alves nas cidades de João Dias – RN, Brejo dos Santos e Pombal também na Paraíba. Praxedes Alves Maia era filho de Maria Luíza Maia, integrante da antiga família Maia de Pombal.

Somos descendentes então, de mais um Praxedes que era nome Próprio, e, virou sobrenome. De Praxedes Alves Maia e Maria Idalina da Anunciação (ela descendente das famílias Alencar e Targino), nasceram: Pedro Alves Praxedes (meu avô paterno); Antônio Alves Praxedes (meu Bisavô materno); Praxedes Alves da Rocha Maia; Francisca Alves Praxedes; Umbelina Alves Praxedes e Hurbelina Alves Praxedes.

Praxedes Alves Maia foi proprietário do sítio Ipoeira e o sítio Praxedes, ambos no município de Brejo do Cruz. Praxedes Alves Maia (faleceu antes de 1896) neste mesmo município Paraibano. São muitos, os descendentes de Praxedes Alves Maia (Praxedinho) e Maria Idalina da Anunciação.

No sítio trapiá (município de Catolé do Rocha), existe também uma família Praxedes. Através de informações orais, obtidas com membros desta família, pude detectar, que na verdade, existia alguém com o nome próprio de Praxedes (encontrei numa fonte genealógica, alguém com o nome de Praxedes Evangelista de Souza), membro da família Pereira, residente neste sítio, e, gerando assim, mais uma família Praxedes.

As dúvidas e perguntas estão sempre presentes. Os Praxedes formam uma só família nesta região, ou todos, são originários mesmo de nomes próprios? Dúvidas!!

Texto:Professor Pedro Neto (Prof Lé) – Os Praxedes.

Baixe agora o novo aplicativo da Rádio Web Clube Esportes

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *