TIO E PRIMO!
Antônio Gomes, como era conhecido em Pedra Lavrada-Pb, nasceu em 17 de janeiro de 1857 e faleceu em 26 de setembro de 1909 na capital Paraibana. Ele falava várias línguas e era autodidata. O Coronel Francisco Hermenegildo Maia de Vasconcelos (Coronel Maia), o convidou para ser professor dos seus filhos. Como era arrimo de família, trouxe todos para Catolé do Rocha.
Quando Antônio Gomes veio para Catolé, contava a idade de 18 anos. Aos 19 anos casou com a filha mais velha do Coronel, Francisca Hermínia(todas as filhas do Coronel Maia, homenagearam sua mãe Hermínia, trazendo o nome da mãe). Deste casal, nasceu Maria Francisca Maia Barreto (Marica), casada com o Jericoense( ele era vidente e homeopata), Manoel Pedro da Silva ( nome da rua onde está localizada a rádio Independência). A família Barreto que descende de Antônio Gomes, foi a segunda com este sobrenome a se instalar nesta região. Em fins do século XVIII, depois de percorrer um longo caminho, o Capitão Manoel Ferreira de Araújo Barreto se instalou em Catolé Do Rocha, mais precisamente no sítio Cajueiro, ainda hoje ocupado por seus descendentes em pequena parte.
Com o falecimento de Francisca Hermínia, Antônio Gomes contraiu matrimônio com Júlia Hermínia (também filha do Coronel Maia). Deste casal, houve dez filhos. Apenas um sobreviveu: Chateaubriand Maia de Arruda Barreto, nascido em 24/12/1887 e falecido em 05/03/1921, com apenas 34 anos.
O título do texto fala de duas pessoas que eram primos, sendo que um deles também era tio do outro. Pode? Vamos em frente, tentando descobrir este parentesco. Ora, Antônio Gomes de Arruda Barreto, viúvo pela segunda vez, casou com Laura Amélia Suassuna Barreto ( filha de Alexandrino Suassuna e Joana Pessoa de Vasconcelos). Laura tinha 21 anos e Antônio Gomes, 44 anos. O casal teve 8 filhos, sendo criados apenas três: Laura, Antônio (Tonho), homenagem ao seu tio Antônio(foi Prefeito de Catolé do Rocha, quando seu irmão João Suassuuna era Governador da Paraíva), e Alexandrino( Dino).
Chateaubriand Maia de Arruda Barreto (filho de Júlia Hermínia e Antônio Gomes), casou com Adálida Suassuna Barreto( filha mais nova de Alexandrino Suassuna). Este casal gerou seis filhos: Adília, Brancio, Cesídio, Diva, Estácio, e Fabre. Os nomes dos filhos estão em ordem alfabética. Chateaubriand e seu pai, Antônio Gomes, casaram-se com duas irmãs (Adálida e Laura), filhas de Alexandrino( o primeiro que teve o sobrenome Suassuna). Ele( Alexandrino), era filho de Raimundo Francisco de Sales, Pernambucano, que veio residir em Martins, Rio Grande do Norte. O casamento de Chateaubriand foi realizado após a morte de seu pai, Antônio Gomes de Arruda Barreto.
Do casamento de Antônio Gomes e Laura Suassuna, nasceu Antônio Suassuna Barreto ( também conhecido como Antônio Sobrinho), que assim, era irmão de Chateaubriand pelo lado paterno. A esposa de de Chateaubriand ( Adálida), era irmã da mãe de Antônio ( Laura). Então, os filhos de Chateaubriand eram primos dos filhos de Antônio Gomes e Laura Suassuna. Este parentesco acontecia, por conta das duas irmãs (Laura e Adálida), casadas com o pai e o filho ( Antônio Gomes e Chateaubriand). Desses dois casamentos, outro fato interessante aconteceu: Os filhos de Antônio Gomes e Laura, eram tios dos filhos de Chateaubriand e Adálida, já que, Chateaubriand e Antônio Suassuna Barreto ( Seu Tonho), eram irmãos por parte de pai. Entendeu?—–Vamos tomar como exemplo, Fabre Suassuna Barreto, filho de Adálida e sobrinho de Laura, mãe de Antônio Suassuna Barreto. Nesta situação, Fabre e Antônio Suassuna Barreto ( Seu Tonho), são primos em primeiro grau. Na segunda situação, sendo Fabre, filho de Chateaubriand, irmão de Seu Tonho por parte de pai, assim, Seu Tonho era tio de Fabre. Entendeu? Leia !!
Texto:Professor Pedro Neto (Prof Lé) – Os Praxedes.
Baixe agora o novo aplicativo da Rádio Web Clube Esportes
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554