Após disparar em 2024, o preço do café deve continuar em alta. Nos próximos dois meses, a expectativa é de um avanço de até 25%, segundo especialistas do setor.
No ano passado, o café foi o item da cesta básica que registrou a maior alta, acumulando um aumento de 37%. Ainda assim, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) alerta que nem metade do aumento de custos foi repassado ao consumidor.
O custo de compra do café aumentou 116% em 2024. Há um ano, a saca da variedade arábica – a mais produzida no Brasil – custava cerca de R$ 1.000. Hoje, esse valor saltou para R$ 2.600.
Entre os fatores que impulsionam a alta dos preços estão o dólar valorizado e o aumento do consumo global. No entanto, o principal motivo é o impacto do clima adverso. A seca que atingiu as lavouras no Brasil – maior produtor mundial – e no Vietnã, segundo maior produtor, reduziu a oferta de café, pressionando ainda mais os preços.
Com a perspectiva de novas altas, consumidores devem se preparar para pagar ainda mais caro pelo produto nos supermercados.
Da Redação do Folha Paraibana com informações da Agência Rádio 2
Ouça a Rádio Clube no RadiosNet, clique no link abaixo e curta a nossa programação:
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395
Ouça muita Informação e muita Música no seu dia-a-dia na Rádio Clube Esportes na RadiosNet https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395 ou pelo nosso aplicativo disponível no Google Play e App Store
Baixe o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554