A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizará a doação de cisternas para famílias de Catolé do Rocha, na Paraíba. A iniciativa, intermediada pelo prefeito Laurinho Maia, foi formalizada por meio do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio Piranhas (CODEMP/PB), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e garantir acesso a água durante o período de estiagem.
Na última quarta-feira, 29 de janeiro, técnicos da Codevasf estiveram no município para realizar visitas e coletar informações, documentos e as assinaturas dos agricultores pré-selecionados que serão beneficiados com o projeto. A ação atenderá 17 famílias localizadas nas comunidades Várzea do Tapuio e Conceição, que, a partir de agora, terão acesso a cisternas que irão proporcionar mais segurança hídrica e sustentar atividades produtivas na região.
A secretária de Agricultura de Catolé do Rocha, Claudinete Costa, destacou a importância da doação e a colaboração da Codevasf para a melhoria das condições de vida das famílias rurais. “As cisternas são essenciais para a sobrevivência das famílias durante a estiagem. Elas contribuem para a melhoria da qualidade de vida, aumento da renda familiar e preservação ambiental”, afirmou a secretária.
O processo de doação também foi acompanhado por um “Termo de Responsabilidade”, assinado por cada beneficiário, com regras claras para o uso das cisternas. De acordo com o documento, as cisternas não podem ser vendidas em nenhuma hipótese, garantindo que o benefício seja utilizado da maneira mais eficiente e sustentável possível.
“Estamos cumprindo um compromisso com a população de Catolé do Rocha. A Codevasf tem se mostrado sensível à situação dos agricultores e é um parceiro estratégico no enfrentamento dos desafios da seca na nossa região”, comentou o prefeito Laurinho Maia, ressaltando a importância dessa ação no fortalecimento da agricultura familiar e na proteção do meio ambiente.
A doação das cisternas é uma importante medida para mitigar os efeitos da estiagem, que impacta diretamente a produção agrícola e a sobrevivência das famílias da região. Com essa iniciativa, a Codevasf e a Prefeitura de Catolé do Rocha reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no semiárido.
Da Redação do Folha Paraibana com informações da ASCOM/PMCR
Ouça a Rádio Clube no RadiosNet, clique no link abaixo e curta a nossa programação:
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395
Ouça muita Informação e muita Música no seu dia-a-dia na Rádio Clube Esportes na RadiosNet https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395 ou pelo nosso aplicativo disponível no Google Play e App Store
Baixe o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554