A Secretaria Municipal de Saúde de Catolé do Rocha está intensificando as ações de prevenção e controle de doenças no município. Na última sexta-feira, 31 de janeiro, a Vigilância Ambiental realizou uma testagem em cães na comunidade Cacimba Nova, com o objetivo de monitorar e controlar a leishmaniose visceral (calazar), uma doença transmitida pelo mosquito palha (Lutzomyia longipalpis).
A leishmaniose visceral é uma doença grave, que pode afetar tanto humanos quanto animais, sendo os cães os principais hospedeiros do parasita que a causa. De acordo com Sandivânio Cavalcante, da Vigilância Ambiental, a doença pode ser assintomática em algumas pessoas, enquanto outras podem apresentar sintomas como febre, perda de peso, inchaço do baço ou fígado, e até comprometer a medula óssea. O período de incubação da doença pode variar de 10 dias a 24 meses, e fatores como hábitos de vida e condições socioeconômicas e ambientais influenciam diretamente na sua prevalência. “É preciso ficar atento aos sinais e buscar o diagnóstico e tratamento precoce”, destacou Cavalcante.
Além da testagem em cães, a equipe da Vigilância Ambiental tem promovido ações educativas para o combate às arboviroses, doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Na cidade, foi realizada uma distribuição de panfletos informativos para conscientizar a população sobre os riscos e formas de prevenção dessas doenças, que têm registrado aumento nos últimos anos.
Em 2024, Catolé do Rocha registrou uma morte causada pela dengue, o que reforça a necessidade urgente de mobilização e vigilância constante para evitar novos casos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua empenhada em conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito transmissor e na promoção de hábitos de higiene e prevenção.
Essas ações refletem o compromisso da administração municipal com a saúde pública e a qualidade de vida da população, buscando combater doenças endêmicas e prevenir novos casos de calazar e arboviroses na região. A participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso dessas campanhas de conscientização e controle de doenças.
Da Redação do Folha Paraibana com informações da ASCOM/PMCR
Ouça a Rádio Clube no RadiosNet, clique no link abaixo e curta a nossa programação:
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395
Ouça muita Informação e muita Música no seu dia-a-dia na Rádio Clube Esportes na RadiosNet https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube/82395 ou pelo nosso aplicativo disponível no Google Play e App Store
Baixe o aplicativo da Rádio Web Clube Esportes – Um novo jeito de ouvir e vê rádio!
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicahost.clubeesportes
App Store
https://apps.apple.com/app/r%C3%A1dio-clube-esportes/id1640593554